Dono do Botafogo, John Textor é suspenso pelo STJD por 45 dias antes de partida contra o Flamengo

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu suspender o proprietário do Botafogo, John Textor, por um período de 45 dias. A punição foi aplicada devido aos insultos proferidos por Textor contra a CBF após a derrota do Alvinegro para o Palmeiras, em um jogo válido pelo Brasileirão de 2023. A decisão foi tomada por maioria de votos na última sexta-feira.

O Botafogo foi derrotado pelo Palmeiras por 4 a 3 no Engenhão, durante o segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2023. Mesmo com um jogador a mais, a equipe carioca permitiu a virada do time paulista, que estava perdendo por 3 a 1. Após o apito final, John Textor invadiu o campo e proferiu insultos contra a CBF, além de criticar a organização do Campeonato Brasileiro.

Como resultado desse comportamento, John Textor foi inicialmente suspenso por 35 dias e multado em R$ 25 mil pelo STJD. No entanto, o empresário obteve um efeito suspensivo que permitiu que a punição não fosse aplicada até que seu recurso fosse julgado pelo Pleno do STJD.

No dia 26 de agosto, entretanto, o dirigente do Botafogo recebeu a suspensão definitiva e foi obrigado a pagar uma multa de R$ 100 mil, por violar os artigos 243-F (ofensa à honra) e 258 (conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva).

É relevante ressaltar que John Textor já havia sido afastado preventivamente do futebol por 28 dias no final de 2023. Com isso, o dirigente terá que cumprir mais 17 dias de suspensão antes de poder retornar às atividades relacionadas ao futebol do Botafogo. Portanto, ele não estará presente no confronto contra o Flamengo.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: