Até o ano de 2012, as equipes que participavam da Libertadores não tinham permissão para competir na Copa do Brasil. No entanto, essa situação mudou a partir de 2013 e, aqueles que se classificam para o torneio sul-americano, entram na terceira fase da competição nacional. O Flamengo é um exemplo disso, iniciando sua jornada nesta quarta-feira (01) em uma fase mais avançada pela nona vez na competição.
Nas ocasiões em que começou a disputa na terceira fase, o Flamengo sempre conseguiu avançar de fase. No entanto, isso não quer dizer que o Rubro-Negro tenha vencido todos os jogos de estreia. Das oito vezes, foram cinco vitórias, um empate e duas derrotas.
Nas duas ocasiões em que estreou com derrota na terceira fase, o Flamengo conseguiu reverter o resultado no jogo de volta. Em 2014, após perder por 3 a 0 para o Coritiba no Couto Pereira, o Mengão venceu no Maracanã pelo mesmo placar e avançou nos pênaltis. No ano passado, os 2 a 0 sofridos contra o Maringá no Paraná foram respondidos com uma goleada de 8 a 2 no Rio de Janeiro.
No único empate, em 2017, o Flamengo ficou no 0 a 0 no Maracanã, mas venceu o Atlético-GO fora de casa por 2 a 1. Curiosamente, essa foi a única vez em que o Fla iniciou sua jornada na terceira fase da Copa do Brasil jogando no Rio de Janeiro. Por fim, nas cinco vitórias na estreia, o Rubro-Negro confirmou sua classificação nos jogos de volta, sem grandes dificuldades.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: