Após mais de um mês afastado das atividades como jogador de futebol, devido a uma punição por tentativa de fraude em exame antidoping, Gabigol obteve um efeito suspensivo. Retornando aos treinos do Flamengo, o jogador recebeu uma calorosa recepção por parte dos funcionários do clube. No entanto, para o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande, a atitude foi questionável e Gabriel Barbosa deveria retomar suas atividades sem alardes.
‘Fazer festa para um jogador que foi acusado de ter burlado o exame antidoping é ridículo. Ele deveria retornar de forma discreta, sem festividades, adentrar o vestiário e se preparar. Sorrindo por qual motivo? Aplausos por quê? Por que celebrar alguém acusado de burlar o exame antidoping? É aí que eu destaco: a sociedade brasileira passou por uma forte inversão de valores e princípios. Se o aplaudiram por ter obtido um efeito suspensivo, o que farão quando ele marcar dois gols?’, escreveu Casagrande em sua coluna no UOL.
‘Aqui nós aplaudimos um jogador que retorna por efeito suspensivo, aplaudimos quem paga multa para amenizar uma condenação por estupro, valorizamos quem emprestou dinheiro para facilitar a saída de alguém… São valores invertidos. Na minha visão, Gabriel deveria retornar, pois está exercendo seu direito, mas retornar de maneira discreta. Não há motivo algum para aplausos. É positivo que Gabriel retorne, visto que o caso ainda não foi definitivamente julgado, portanto não há culpados, ele está apenas exercendo seu direito. Mas aplaudir? Isso é inversão de valores’, acrescentou.
Gabigol conseguiu o efeito suspensivo após ficar afastado dos gramados por 36 dias devido a uma suposta fraude em exame antidoping. Inicialmente, em um julgamento realizado em março pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), Gabriel Barbosa foi punido com dois anos de suspensão no futebol.
Como o incidente ocorreu em 2023, a sanção era vigente até abril de 2025. No entanto, a defesa do jogador entrou com um recurso e obteve o efeito suspensivo junto à Corte Arbitral do Esporte, em uma decisão unânime. Com a obtenção do recurso e enquanto aguarda o julgamento, Gabigol está autorizado a participar das competições que o Flamengo disputa.
Dessa forma, de volta aos treinos, Gabigol foi convocado por Tite para o jogo entre Flamengo e Amazonas, nesta quarta-feira (01), válido pela terceira fase da Copa do Brasil. É importante lembrar que a última partida do jogador ocorreu em 25 de fevereiro, na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, na fase de classificação do Campeonato Carioca.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: