O Flamengo enfrenta uma situação complicada na Libertadores, após a derrota para o Palestino (CHI) na última terça-feira (07). O time Rubro-Negro agora ocupa a terceira posição, ficando dois pontos atrás dos chilenos, que estão em segundo lugar. Apesar disso, existem algumas combinações de resultados que podem garantir a equipe nas oitavas de final do torneio.
É interessante notar que há a possibilidade de ser eliminado mesmo somando dez pontos, mas também existe uma chance matemática de avançar com apenas seis. Além disso, o Flamengo corre o risco de se despedir da competição já na próxima quarta-feira (15).
Em relação às possíveis combinações, uma das alternativas seria o Palestino perder um dos jogos restantes. Em caso de empate, ambos os times ficariam empatados em pontos, sendo o saldo de gols o critério de desempate (o Flamengo tem saldo 0, enquanto o Palestino tem -3).
Outra situação seria o Bolívar perder as duas partidas. Neste cenário, o Flamengo precisaria superar a diferença de saldo de gols, já que ambos os times teriam a mesma pontuação. Atualmente, os bolivianos possuem 6 pontos.
Apesar de ser possível a eliminação do Flamengo mesmo com duas vitórias, essa combinação é considerada improvável. Isso ocorreria se o Palestino goleasse o Millonarios e empatasse com o Bolívar, conseguindo assim superar o saldo de gols do Mengão.
É importante ressaltar que o Flamengo tem chances de avançar mesmo com uma vitória e uma derrota. Neste caso, o Palestino precisaria, no máximo, empatar nos dois jogos restantes (o desempate seria pelo saldo de gols). Além disso, os colombianos não poderiam vencer os chilenos, pois se somassem duas vitórias chegariam a 8 pontos.
Outras combinações envolvem o Flamengo vencer o Bolívar e perder para o Millonarios, desde que o Palestino não some mais do que um ponto nas duas rodadas restantes. Ou ainda, o Flamengo perder para o Bolívar e vencer o Millonarios, com o Palestino somando no máximo um ponto nos dois jogos finais.
Apesar de diversos cenários serem favoráveis à classificação do Flamengo, há uma combinação que poderia eliminar a equipe com uma rodada de antecedência. Caso o Flamengo não vença o Bolívar na próxima quarta-feira (15) e o Palestino derrote o Millonarios na véspera, o Rubro-Negro estará fora da competição.
O Flamengo terá pela frente o Bolívar e o Millonarios nos dias 15 e 28 de maio, ambos os jogos no Maracanã. Com um dos elencos mais caros da Libertadores, o Flamengo busca evitar um vexame que não ocorre desde 2017, última vez que o time foi eliminado na fase de grupos.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: