Após o anúncio do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no domingo (23), sobre a desapropriação do terreno do Gasômetro, a confirmação veio nesta segunda-feira (24). De acordo com a publicação no Diário Oficial do município, a boa notícia para o Flamengo foi garantida. Isso porque o clube planeja construir seu próprio estádio no local.
No Diário Oficial, está registrado: ‘Ficam declarados de utilidade e de interesse públicos, para fins de desapropriação por hasta pública, o imóvel localizado na Avenida São Cristóvão, número 1200, Freguesia do Engenho Velho, matrícula número 132.299 do 11 Ofício de Registro de Imóveis’.
Outro trecho do documento aponta: ‘O imóvel referido será alienado pelo Município para fins de renovação urbana, por meio de licitação da modalidade leilão, sob condição suspensiva de aquisição da propriedade do bem pelo Município. O Edital de licitação estipulará as condições do leilão, bem como estabelecerá as medidas necessárias à renovação urbana, cuja execução será dever do adquirente’.
Agora, o Flamengo aguarda a publicação do edital de licitação para a compra do terreno alienado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que atualmente é gerido por um fundo de investimentos da Caixa Econômica Federal. No entanto, o banco não respondeu às tentativas de contato feitas pelo clube.
Diante da falta de acordo, em uma reunião com o presidente Rodolfo Landim, Eduardo Paes se comprometeu a desapropriar o terreno, caso a Caixa não colaborasse. Assim, o Flamengo aguarda agora o leilão e precisa da aprovação do Conselho Deliberativo e do Conselho de Administração para prosseguir com a compra do terreno.
O plano do Flamengo é pagar 85% do valor total, cerca de R$ 150 milhões, à vista pela área, utilizando a receita da venda de 38 apartamentos no Morro da Viúva. Essa região foi antigamente utilizada como local de concentração dos jogadores em décadas passadas. O estádio do clube terá aproximadamente 100 mil metros quadrados, incluindo o estacionamento.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: