A defesa do Flamengo, considerada um dos pontos fortes na temporada de 2024, tem apresentado um desempenho aquém do esperado nos últimos jogos. Nos últimos cinco confrontos, a equipe treinada por Tite sofreu quase metade dos gols que havia sofrido em todo o restante do Campeonato Brasileiro.
Em 16 rodadas do Brasileirão, o Flamengo foi vazado 17 vezes. No entanto, o que tem preocupado Tite é que oito desses gols foram marcados nos últimos cinco jogos, diante de Fortaleza, Cuiabá, Atlético-MG, Cruzeiro e Juventude.
O declínio no desempenho defensivo coincide com a disputa da Copa América, período em que o clube carioca enfrentou desfalques cruciais. Guillermo Varela e Matías Viña, peças importantes na defesa, estiveram ausentes. Por outro lado, Erick Pulgar voltou à equipe titular do Rubro-Negro durante essa sequência e participou dos últimos três jogos.
Em busca de recuperar a liderança perdida após a derrota para o Fortaleza, o Flamengo precisa encontrar um equilíbrio entre os setores. Apesar de ter marcado 28 gols no Brasileirão até o momento, o Mengão possui a melhor média de gols do campeonato. No entanto, o saldo de gols (+11) é inferior ao de Botafogo e Palmeiras, primeiro e segundo colocados, respectivamente, ambos com +13, devido à alta quantidade de gols sofridos.
A 17ª rodada do Brasileirão terá início neste sábado (13) e se encerrará na quarta-feira (17). No entanto, o Flamengo não entrará em campo nessa rodada, já que o confronto contra o Internacional foi adiado devido a compromissos pendentes do time gaúcho na Copa do Brasil e na Sul-Americana.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: