Motivo da ausência de Plata na convocação da Seleção do Equador que enfrenta o Brasil

Gonzalo Plata participou do treino junto ao elenco do Flamengo pela primeira vez na quinta-feira (05). No entanto, o jogador quase não pôde comparecer à atividade, visto que a Seleção Equatoriana, seu país de origem, estava se preparando para enfrentar o Brasil. O ponta não estava na lista de convocados desde um incidente fora de campo ocorrido em março. Brasileiros e equatorianos se enfrentam mais tarde, às 22h (horário de Brasília), em Curitiba.

Ao lado de Arboleda, do São Paulo, e Kendry Páez, Gonzalo Plata foi visto em uma casa noturna em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Mesmo alegando ser um momento de descanso, a festa gerou críticas por parte da Federação Equatoriana. Nas imagens divulgadas, os jogadores aparecem dançando com mulheres e exibindo dinheiro.

Após o incidente, Plata e Arboleda foram deixados de fora da Copa América, que ocorreu em junho e julho nos Estados Unidos. Por outro lado, Kendry Páez foi ‘perdoado’, uma vez que é menor de idade (tinha 16 anos na época). Apesar da mudança de comando após o torneio, com a saída de Félix Sánchez Bas e a chegada de Sebastián Beccacece, o atacante do Flamengo e o zagueiro do São Paulo não foram convocados para os jogos contra o Brasil (dia 06) e Peru (dia 10) pelas Eliminatórias da Copa.

Antes do incidente na boate nos Estados Unidos, Gonzalo Plata era peça fundamental no time do Equador. Na Copa do Mundo de 2022, por exemplo, o reforço do Flamengo jogou os 90 minutos nos três jogos da competição, contra Catar, Holanda e Senegal. No entanto, com apenas quatro pontos, a equipe foi eliminada na fase de grupos.

Posteriormente, Plata participou de dois amistosos pela Seleção em 2023, contra Bolívia e Costa Rica, e jogou pelas Eliminatórias da Copa do Mundo contra Argentina e Uruguai. Após os confrontos com Guatemala e Itália em março deste ano, o ponta do Flamengo não recebeu mais oportunidades, já que logo após o jogo contra a equipe europeia ocorreu a festa em Nova Iorque.

Dessa forma, o Equador enfrenta o Brasil nesta sexta-feira (06) sem a presença de Gonzalo Plata. A partida terá início às 22h (horário de Brasília) no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. No entanto, o atacante estará no Centro de Treinamento Ninho do Urubu na manhã do mesmo dia para realizar o segundo treinamento com o elenco do Flamengo.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: