Bahia busca feito inédito na Copa do Brasil em confronto decisivo contra o Flamengo

Em busca de uma vaga na semifinal da Copa do Brasil, Flamengo e Bahia se enfrentam no Maracanã nesta quinta-feira (12). Com o objetivo de avançar para a próxima fase, o Rubro-Negro possui a vantagem de 1 a 0 (ida) a seu favor e também conta com um histórico desfavorável do adversário. Isso se deve ao fato de que a equipe baiana nunca conseguiu avançar na competição nacional após perder o primeiro jogo em casa.

No jogo de ida, o Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Dessa forma, o time baiano precisa ganhar o jogo de volta para ter a oportunidade de se classificar para as semifinais. Em caso de empate, a vaga será do Flamengo. Se o tricolor vencer o confronto por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Por outro lado, qualquer vitória por dois ou mais gols de vantagem levará a equipe de Rogério Ceni para a próxima fase.

Ao longo da história da Copa do Brasil, o Bahia conseguiu se classificar depois de perder o primeiro jogo em quatro ocasiões: 1989, 1999, 2000 e 2012. No entanto, em todas essas situações, a equipe baiana jogou a partida decisiva em casa.

Ao mesmo tempo, para avançar para a semifinal da competição, o Bahia terá que quebrar um tabu contra o Flamengo. Isso porque o time acumula três derrotas e dois empates contra o Rubro-Negro na Copa do Brasil, além de duas eliminações. Uma delas, inclusive, ocorreu nas quartas de final, mesma fase em que as duas equipes se enfrentam. Além disso, o clube baiano não vence o Flamengo há cinco anos, com nove derrotas em nove jogos.

  1. Edição 1990 (quartas de final) – Bahia 1 x 1 Flamengo (Joia da Princesa) e Flamengo 1 x 0 Bahia (Juiz de Fora);
  2. Edição 2000 (oitavas de final) –

Publicado em colunadofla.com

Share this content: