O Flamengo teve dificuldades para criar oportunidades claras de gol no confronto contra o Peñarol (URU) na última quinta-feira (19). Arrascaeta, atuando como meia de ligação no trio com Erick Pulgar e De La Cruz, foi o único jogador rubro-negro a criar pelo menos uma chance real de gol durante a partida. Após o jogo, Tite explicou a dificuldade encontrada no meio-campo.
— Quando se marca um gol, e tivemos um alto número de finalizações no segundo tempo, a equipe adversária se fecha em um bloco defensivo compacto. Com isso, os espaços ficam mais reduzidos e é preciso arriscar mais. No entanto, isso também implica em mais erros. Lá, (Peñarol) terá que se expor mais. As circunstâncias da partida também influenciam nisso — apontou Tite, em coletiva de imprensa.
— Faltou entrosamento e cometemos alguns erros por pressa em certos momentos. Houve, sim, escolhas equivocadas na hora de decidir, como em um cruzamento. Mas tudo isso se deu em função da postura defensiva do adversário e dos pequenos espaços que nos concederam — continuou o técnico do Flamengo.
Tite realizou duas substituições no segundo tempo visando alterar o meio-campo do Flamengo. Isso porque, o treinador substituiu Pulgar por Alcaraz aos 11 minutos e posteriormente trocou De La Cruz por Léo Ortiz aos 25 minutos. Dessa forma, o comandante rubro-negro explicou as mudanças na equipe.
— São estratégias. Ao substituir Erick, coloquei Alcaraz, que é um jogador mais ofensivo e possui chute de média distância. Já sabíamos que teríamos um tempo limitado para Nico (De La Cruz). Com Alcaraz, temos mais ofensividade com um finalizador de média distância, que é Charly. Essa era a ideia — afirmou Tite.
As substituições feitas por Tite não alteraram o placar, mantendo o Flamengo em desvantagem e resultando na derrota por 1 a 0 em casa, no Maracanã. Agora, o Rubro-Negro precisará reverter o resultado na partida de volta em Montevidéu.
O Flamengo e o Peñarol se enfrentarão novamente na próxima quinta-feira (26). Assim, o jogo de volta acontecerá no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. Portanto, após a derrota por 1 a 0 no primeiro jogo, o Flamengo necessita de uma vitória simples para avançar às semifinais da Libertadores. Uma vitória por dois gols de diferença garante a classificação direta. Por outro lado, os uruguaios jogam pelo empate em casa.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: