Galvão Bueno faz declaração contundente sobre a posição de Vinicius Júnior no Bola de Ouro: “Ele incomoda os caras”

O universo do futebol ainda busca compreender os motivos pelos quais Vinicius Júnior ficou na segunda posição do prêmio Bola de Ouro, concedido pela revista France Football. No Brasil, o narrador Galvão Bueno fez uma declaração contundente sobre a situação do atacante, que foi revelado pelo Flamengo. O jornalista também abordou questões relacionadas ao racismo e elogiou a determinação do atleta do Real Madrid (ESP).

Quarenta por cento dos votos vêm da Europa. Aí não é apenas uma questão de futebol, de quem joga melhor. Existe uma influência europeia nessa premiação. Vários sul-americanos já foram laureados. Contudo, há outro aspecto: Vini Jr provoca desconforto. Nunca observei o Rodri envolvido em uma ação social significativa. Já o Vini Jr, está sempre presente. O Rodri é um excelente jogador, mas ele não é o protagonista. O Vini Jr é o verdadeiro protagonista. Ele decide em momentos decisivos, enfrenta todos com coragem. Sua personalidade é forte. Vinicius não tolera ofensas e luta contra o terrível racismo. Ele se tornou a voz mais poderosa do mundo contra essa injustiça — declarou Galvão Bueno.

O Vini Jr incomoda devido ao seu estilo, ele é um verdadeiro vencedor. Conquistou vitórias no campo e na vida. Infelizmente, parte das torcidas se volta contra ele por conta da cor de sua pele. Uma situação deplorável. Ele é o tipo de atleta que vai à luta, responde, faz gestos, comemora e provoca. Deve continuar provocando. No entanto, sua vitória na vida, nesta ocasião, acabou jogando contra. É muito mais fácil e simples escolher um europeu, espanhol e branco, em comparação ao Vini Jr, que é negro e se orgulha de sua identidade e das suas habilidades. Vinicius, sempre firme e forte. Você é o cara — concluiu o narrador.

Após destacar-se nas campanhas que levaram o Real Madrid a conquistar a Champions League e o Campeonato Espanhol, Vinicius Júnior era amplamente considerado o favorito para receber a Bola de Ouro. No entanto, a premiação optou por conceder o título ao espanhol Rodri, do Manchester City.

Após a cerimônia, Vinicius Júnior expressou sua frustração nas redes sociais. Além disso, o ex-atleta do Flamengo recebeu apoio de diversas figuras do mundo esportivo. Por fim, a premiação da Bola de Ouro gerou ironias globalmente. Logo pela manhã (horário de Brasília), ao tomar conhecimento de que o atacante não havia conquistado o prêmio, o Real Madrid decidiu cancelar o voo que levaria uma comitiva de 50 pessoas para Paris.

“Estou triste. Acredito que a maioria de vocês, que amam o futebol, também estejam. Em uma postagem simples, Vini mencionou: ‘se for preciso fazer dez vezes, farei sempre’. É compreensível, certo? A Bola de Ouro foi concedida ao Rodri, que ganhou o prêmio de melhor da Eurocopa. No entanto, essa noção de ‘melhor da competição’ é questionável, não é? Nas ruas de Paris, o movimento e os gritos de ‘Vini’ ecoam, a maior parte da comunidade do futebol… Mas como se define isso? O Rodri venceu a Eurocopa… Se o Bellingham tivesse ganho com a Inglaterra, ele teria sido o Bola de Ouro? Quarenta por cento dos votos vêm da Europa”.

“Não se trata apenas de futebol ou de quem joga melhor. Essa premiação tem um viés europeu. Muitos sul-americanos já foram premiados. Mas existe outro aspecto: Vini Jr provoca desconforto. Nunca vi o Rodri engajado em uma ação social significativa. Já o Vini Jr, está sempre presente. O Rodri é um grande jogador, mas ele não é o protagonista. Embora tenha se destacado nos títulos do Manchester City (ING) e da seleção espanhola, ele não é o protagonista. O Vini Jr é o verdadeiro protagonista. Ele decide em momentos críticos e enfrenta todos com bravura. Sua personalidade é forte. Vinicius não aceita ofensas e a atrocidade do racismo. Ele é a voz mais potente contra esse crime horrível”.

“O Vini Jr incomoda pelo seu jeito, ele é um vencedor nato. Conquistou vitórias no campo e na vida. Infelizmente, uma parte das torcidas se volta contra ele por conta da cor de sua pele. Uma situação extremamente desagradável. Ele é o tipo de atleta que vai à luta, responde, faz gestos, comemora e provoca. Deve continuar provocando. Contudo, sua vitória na vida, desta vez, acabou sendo uma desvantagem. É muito mais simples escolher um europeu, espanhol e branco, do que optar por Vini Jr, que é negro e se orgulha de sua origem, da cor de sua pele e da capacidade que possui para ser um verdadeiro campeão e resolver as situações. Vini, sempre firme e forte. Você é o cara”.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: