O anseio do Flamengo por um estádio próprio está se concretizando. Na última sexta-feira (22), o clube promoveu um encontro com 400 sócios na Gávea para apresentar, pela primeira vez, o projeto de construção no terreno do Gasômetro, adquirido neste ano. Entre as propostas, destaca-se uma abordagem inovadora para o setor destinado aos visitantes.
O projeto inclui um espaço específico para os torcedores visitantes, que poderá ser ajustado de acordo com a demanda de cada jogo. De maneira resumida, em partidas com uma expectativa de público visitante reduzida, será possível isolar uma parte da arquibancada superior sul, enquanto outro trecho será disponibilizado para os torcedores do Flamengo.
Assim, foram apresentadas quatro opções de capacidade para o setor: 1.053, 2.019, 3.621 e 8.832 torcedores. Ademais, a proposta visa que a propagação de som na área destinada aos visitantes seja minimizada. Em contrapartida, o clube planeja que a acústica da arquibancada norte, onde estará a torcida do Flamengo, alcance o campo com um nível sonoro 16 decibéis superior ao de um estádio convencional.
O projeto destaca que o setor será ‘flexível’ e poderá ser adaptado de acordo com cada partida. Em jogos com baixa expectativa de público visitante, será viável isolar uma parte da arquibancada superior sul e outra…
Durante o encontro realizado na sexta-feira (22), o Flamengo revelou que a capacidade total do novo estádio será de 77.293 pessoas, muito próximo da capacidade atual do Maracanã. Além disso, dos quase 78 mil assentos, 24 mil serão destinados aos setores populares, distribuídos entre as zonas norte e sul, localizadas atrás dos gols; 8.813 lugares serão reservados para produtos VIP e 3.086 para camarotes.
As obras do novo estádio do Flamengo estão programadas para iniciar em maio de 2026, com previsão de conclusão para novembro de 2029, especificamente no dia 15 de novembro, data que marca os 134 anos da instituição. O clube planeja um investimento total de pouco mais de R$ 1,9 bilhão.
Por outro lado, através da venda de ‘naming rights’, cadeiras cativas, camarotes e potencial construtivo, o Flamengo visa arrecadar mais de R$ 2,4 bilhões. Portanto, caso o Mengão consiga captar esse montante, o novo estádio não impactará negativamente as finanças do clube.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: