Terça-feira define rebaixamento inédito no Brasileirão

Apesar de não ter atuado em campo nesta terça-feira (26), o Cuiabá já está rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Com o empate do Fluminense e a vitória do Juventude, o time mato-grossense não possui mais chances de escapar da zona de rebaixamento. Dessa forma, a equipe do Centro-Oeste enfrenta sua primeira queda na história do clube e se junta ao Atlético-GO, que ocupa a lanterna da competição.

Atualmente, o Cuiabá soma 30 pontos e, apesar de vencer as três partidas restantes, alcançaria 39 pontos. No entanto, o Fluminense, após empatar com o Criciúma, já possui 39 pontos. Como os cariocas têm quatro vitórias a mais que o time mato-grossense, não há possibilidade de superá-los no critério de desempate. O Fluminense, que ocupa a 16ª posição, é o último time fora da zona de rebaixamento. Outro resultado que prejudicou o Cuiabá foi a vitória do Juventude sobre o Atlético-MG, uma vez que os gaúchos avançaram para 42 pontos.

Fundado em 2001, o Cuiabá teve como idealizador o ex-centroavante Gaúcho, que fez história no Flamengo. Nos últimos anos, a equipe do Mato Grosso teve uma ascensão meteórica: terminou em terceiro lugar na Série D em 2011, foi vice-campeã da Série C em 2018, terminou em quarto na Série B em 2020 e competiu na Série A nas últimas quatro temporadas.

Entretanto, Gaúcho pouco pôde desfrutar do sucesso do clube que ajudou a fundar. O ex-centroavante faleceu aos 52 anos, em decorrência de câncer de próstata, em 2016. Durante sua passagem pelo Flamengo, o antigo camisa 9 conquistou a Copa do Brasil em 1990, o Campeonato Carioca em 1991 e o Brasileirão em 1992. Ao todo, ele anotou 98 gols em 200 jogos com o Manto Sagrado.

Portanto, com o rebaixamento do Cuiabá, apenas dois clubes nunca caíram de divisão na história do futebol brasileiro: Flamengo e São Paulo. No ano passado, um time deixou esse seleto grupo: o Santos, que jogou a Série B em 2024. A equipe da Vila Belmiro retornou à primeira divisão em 2025, mas carrega essa mancha em seu histórico.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: