Hoje é o dia do ‘Orgulho da Nação’ em quadra! Neste domingo (15), o Flamengo enfrenta o Boca Juniors, da Argentina, no Tijuca Tênis Clube, localizado no Rio de Janeiro. A partida terá início às 19h40 (horário de Brasília), marcando a estreia da Basketball Champions League Americas (BCLA).
A BCLA, um torneio criado em 2019 pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), representa a principal competição interclubes da América (exceto EUA e Canadá) e oferece uma vaga para a Copa Intercontinental, que é o mundial de clubes de basquete. O Flamengo conquistou o título ao vencer o Real Estelí (NIC) na temporada 2020/2021, portanto, está em busca do bicampeonato.
Nas últimas duas temporadas, o Flamengo esteve muito próximo de conquistar o troféu da BCLA. De fato, na final do torneio continental em 2023/2024, o Orgulho da Nação foi derrotado pelo Quimsa (ARG) com um placar de 92 a 80, assegurando o segundo lugar naquele campeonato. Ademais, em 2022/2023, o Rubro-Negro foi superado pelo Franca na final, com o resultado de 88 a 79, novamente terminando como vice-campeão continental.
O Flamengo faz sua estreia na competição internacional neste domingo (15), porém, já iniciou a temporada 2024/2025 em outubro. No momento, o Rubro-Negro ocupa a segunda posição no Novo Basquete Brasil (NBB), apresentando um aproveitamento de 80%.
No total, o Mengão contabiliza 12 vitórias e 3 derrotas no NBB. Em seu último jogo na competição nacional, a equipe carioca derrotou o Brasília por 90 a 84, no Maracanãzinho. Desse modo, desfrutando de um bom momento na nova temporada, o Orgulho da Nação inicia sua jornada em busca do bicampeonato continental.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: