A trajetória das equipes sul-americanas no Mundial de Clubes chegou ao fim nesta terça-feira (08), com a eliminação do Fluminense diante do Chelsea (ING), com um placar de 2 a 0, na semifinal. Após a partida, o técnico Renato Gaúcho ofereceu uma coletiva de imprensa e deixou uma mensagem ao futebol brasileiro. Segundo o treinador, a supremacia europeia é inatingível, mesmo para o Flamengo.
— Não adianta os brasileiros quererem competir com os europeus em termos financeiros. Se eu não me engano, o João Pedro custou mais de R$ 400 milhões ao Chelsea. Inviável para qualquer clube brasileiro. Até para Flamengo, Palmeiras, Botafogo… Não dá para competir na parte financeira. Os brasileiros formam jogadores para vender para a Europa para sobreviver. Essa é uma realidade desde a minha época de jogador -, declarou, antes de concluir:
— Eu acho que a credibilidade voltou bastante forte para o futebol brasileiro. Pelas grandes equipes, tanto o Flamengo, o Botafogo e o Palmeiras. Agora, o Fluminense chegando à semifinal. Em termos de Europa, não só o mundo, mas que o Brasil possa olhar com outros olhos o treinador brasileiro. Valorizar mais os treinadores brasileiros também -, finalizou Renato Gaúcho.
O Flamengo finalizou a fase inicial do Mundial de Clubes na liderança do Grupo D. Em suas três partidas, a equipe de Filipe Luís triunfou sobre o Espérance de Tunis (TUN), com um placar de 2 a 0, ‘dominou’ o Chelsea (ING), vencendo por 3 a 1, e empatou em 1 a 1 com o Los Angeles FC (EUA). Assim, já classificado para as oitavas de final, o Mais Querido enfrentou o Bayern de Munique (ALE) e acabou sendo derrotado por 4 a 2.
Publicado em colunadofla.com