Marcos Vinicius: “O meio é a mensagem”

No primeiro período de jornalismo, eu, Douglas, Jefferson, Raquel, Juliana, Samara e Maria apresentamos um trabalho em grupo que era produzir um talk-show sobre McLuhan. Vejam vocês, de terno e gravata eu fui o próprio – que honra! -, Ju a apresentadora e os demais os convidados que me faziam perguntas. Não lembro a nota, mas recebemos os devidos aplausos no fim dos 15 minutos de apresentação.

O ano era 2014, a disciplina era Comunicação em Massa e o professor André Salvador.

Canadense, Herbert Marshall McLuhan (1911-1980), foi um destacado educador, intelectual, filósofo e teórico da comunicação conhecido por vislumbrar a Internet quase trinta anos antes dela ser inventada. Ficou, também, famoso por sua máxima de que o meio é a mensagem, além de ter trazido para conhecimento público o termo aldeia global.

Pois bem, não há, até o presente momento, uma equipe neste Campeonato Brasileiro e Libertadores que venha utilizar tão bem essa máxima de McLuhan do MEIO e a MENSAGEM que não seja o Flamengo. Mas vou falar apenas sobre o Brasileirão versão 2019.

Após vencer o Ceará por 3 a 0 no Castelão, válido pela 16 rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo assumiu a liderança da competição com 33 pontos – salientando que na parte de cima da tabela, o Palmeiras foi o único que não jogou em virtude do adiamento do jogo contra o Fluminense.

Vejamos:

Por MEIO de grandes vitórias em casa, contra Cruzeiro, Chapecoense, Athletico-PR, Fortaleza, Goiás, Botafogo e Grêmio, é o único que tem 100% de aproveitamento. São 21 pontos em 7 jogos.

Por MEIO de um padrão tático bem montado por JJ é – ao lado do Santos – a equipe que mais venceu, com dez vitórias, sendo três no território inimigo: 2 a 0 no CSA, 4 a 1 no Vasco em Brasília – lembrando que o mando de campo era do time de Vanderlei Luxemburgo – e 3 a 0 no Ceará, na última rodada.

Por MEIO de um de um ataque de poder bélico altamente destruidor, marcou 35 gols em 16 partidas, com média de 2,18 por jogo.

Por MEIO dos 18 gols sofridos – média de 1,12 por jogo – é a equipe que tem o saldo mais positivo até aqui com 17.

Por MEIO de boas atuações e com faro de gol, Gabigol, o camisa 9, já marcou 12 gols e é artilheiro da competição. Ele tem quatro gols a mais que Eduardo Sasha do Santos, Everaldo da Chapecoense e Gilberto do Bahia.

Por MEIO dessa grande fase, a torcida vem acompanhando o time e lotando os jogos da equipe, principalmente no Maracanã, onde a média por jogo é de 60 mil pagantes.

E não poderia deixar de falar que, por MEIO do último gol(aço) de bicicleta de Arrascaeta na vitória contra o Ceará, o uruguaio certamente vai concorrer ao troféu Puskás, como gol mais bonito do ano.

Troféu este criado em 2009 pela FIFA, que nunca teve um jogador Rubro-Negro concorrendo e apenas dois brasileiros agraciados: Neymar em 2011 pelo Campeonato Brasileiro, naquele inesquecível Santos 4 x 5 Flamengo na Vila Belmiro e Wendell Lira em 2015, defendendo o Goianésia contra o Atlético-GO pelo Campeonato Goiano.

Por MEIO desses fatores fica a MENSAGEM aos adversários: o Flamengo é o time a ser batido.

Por: Marcos Vinicius
Twitter: @ViniciusCharges

Aqui, expresso minha opinião, e você leitor, tem todo o direito de discordar. Comente, critique sem ofender ou elogie se merecer, mas não deixe de participar.

Fonte: https://colunadofla.com/2019/08/marcos-vinicius-o-meio-e-a-mensagem/

Share this content: