O gol é o objetivo máximo do futebol. É o gol que proporciona o grito, a maior das emoções, a salvação do torcedor nas quartas e domingos. Os craques mais reverenciados e premiados da história desse esporte são, em sua maioria, aqueles que brilharam na arte de balançar as redes. Se o gol é o clímax desse esporte que amamos, temos a explicação para o rótulo de ‘anti-herói’ carregado pelos goleiros, afinal, são eles os responsáveis por evitar que as redes balancem. No local onde não nasce grama, o mais solitário dos atletas sabe que não pode cometer erros, já que o título de vilão ‘vem à cavalo’ e demora a ir embora.
aqui e siga o 90min no Instagram!
Pois bem, goleiro sofre. Mas esta Série A do Brasileirão vem se consolidando como a edição dos arqueiros: em um misto de jovens em ascensão, veteranos consolidados em grande forma e desconhecidos mostrando suas credenciais, estamos muito bem servidos para a camisa 1. Não acredita? Vamos a alguns casos que merecem destaque:
Em primeiro lugar, Jordi. Emprestado pelo Vasco ao CSA, o carioca de 26 rumou ao clube alagoano em busca de um recomeço de carreira, já que em São Januário carregava estigmas negativos (cru, inseguro, etc). Hoje, há quem queira seu retorno imediato à Colina, muito em função do Brasileirão que o goleiro vem fazendo: lidera em defesas difíceis (30) e também em defesas totais, com 97 em 21 partidas disputadas. São mais de 4,6 intervenções/partida em média, desempenho individual que vem garantindo alguns pontos preciosos para o Azulão.
O goleiro do Azulão é a referência de um grupo muito qualificado de goleiros de ‘menor currículo’ nacional, mas que merecem reverências pelo Brasileirão que emplacam. Outros exemplos de destaque são: Douglas (Bahia), Tiepo (Chapecoense), Vladimir (Avaí), Diogo Silva (Ceará) e Tadeu (Goiás). Todos os citados acima chegam à rodada 23 da competição entre os dez arqueiros mais prolíficos da competição, sendo os destaques individuais dos sistemas defensivos de suas respectivas equipes. Cleiton (Atlético-MG) está entre as revelações para se ficar de olho: mostrando virtudes e muita maturidade, o jovem tem sido convocado à Seleção Olímpica e faz o torcedor do Galo não sentir saudade do ídolo Victor.
Entre os mais veteranos/experimentados, os campeonatos de Gatito Fernández (Botafogo) e Tiago Volpi (São Paulo) merecem respeito: os dois preenchem o top-5 de arqueiros com mais defesas em 22 rodadas disputadas.Por fim, temos aqueles goleiros que não aparecem nas estatísticas por serem melhor protegidos por seus respectivos sistemas defensivos, mas que detém qualidade técnica inquestionável. Wéverton, Marcelo Lomba e Diego Alves, além dos selecionáveis Cássio e Santos, lideram este grupo.
Ingrata, solitária, vilanizada… Que seja. A verdade é que a posição de goleiro é a mais rica em opções de qualidade em nosso futebol atual.
Share this content: