A vitória sobre o Athletico-PR, em Curitiba, fez com que o Flamengo mantivesse a vantagem de oito pontos na liderança do Campeonato Brasileiro e, de quebra, derrubou um longo tabu de 45 anos sem triunfos na casa do Furacão. Entretanto a direção rubro-negra ficou na bronca com a CBF no que diz respeito à atuação do árbitro de vídeo em suas partidas. Na Arena da Baixada, mais uma vez o time comandado por Jorge Jesus acabou prejudicado por erros do VAR.
Na etapa inicial, o jovem Lucas Silva foi derrubado por Léo Pereira dentro da área e o árbitro Bráulio da Silva Machado assinalou penalidade. Minutos depois, após revisão do VAR, o lance foi anulado, o que gerou revolta de Jesus e do vice-presidente de futebol Marcos Braz, que disparou indiretas para os presidentes de Palmeiras e Santos, que andaram reclamando anteriormente que a tecnologia beneficiava apenas o Flamengo no Brasileirão.
Nesta segunda-feira (14), então, o Flamengo resolveu comprar briga direta com a CBF. O jovem Reinier não desembarcou no Rio de Janeiro junto dos suspensos Bruno Henrique e Everton Ribeiro, além do lesionado Rafinha, e não vai se reapresentar à Seleção Brasileira Sub-17 para o Mundial da categoria.Em nota oficial, o Rubro-Negro confirmou a permanência do meia. “O atleta Reinier permanece com a delegação por decisão do departamento de futebol. O caso está entregue ao departamento jurídico”.
O jornalista Mauro Cezar Pereira, dos canais ESPN, que traz informações exclusivas dos bastidores da Gávea, revela que a estratégia do Flamengo deve desagradar bastante a entidade que gerencia o futebol no país. Trata-se de uma espécie de represália contra os erros seguidos da arbitragem que andam prejudicando o clube no Brasileirão, mesmo que a equipe tenha contornado a situação dentro de campo com vitórias.
“Os rubro-negros questionam a obrigatoriedade de ceder o atleta para a CBF e querem contar com o jovem jogador diante de Fortaleza, quarta-feira (16), e Fluminense, domingo (20) […] Caso Reinier não seja liberado, o Flamengo estará tomando uma posição que desagradaria a CBF. No domingo o clube emitiu uma nota oficial de protesto contra a arbitragem do jogo com o Athletico, em Curitiba, onde venceu por 2 a 0”, escreveu Mauro em sua coluna.
O Flamengo não cederá Reinier pra Seleção de forma nenhuma. O caso foi entregue ao departamento jurídico.
— EuclidesFla (@EuclidesFla) 14 de outubro de 2019
Além das decisões polêmicas do VAR, o Flamengo também anda se sentindo lesado por seguidas convocações de Tite para a Seleção Brasileira em amistosos que pouco acrescentam. Nos últimos dias, o país enfrentou Senegal e Nigéria, em Cingapura, e Gabigol jogou menos de 30 minutos no último domingo (13). O zagueiro Rodrigo Caio sequer deixou o banco de reservas. Ambos devem estar de volta para a partida contra o Fortaleza, na Arena Castelão, embora devam chegar bastante cansados da longa viagem de volta.
Share this content: