Em uma decisão repentina e surpreendente, a Conmebol, em comum acordo com as diretorias dos dois clubes envolvidos, oficializou a mudança da sede da grande final da Libertadores entre River Plate e Flamengo. Do Estádio Nacional de Chile, em Santiago, a decisão passou para a cidade de Lima, no Peru. O estádio que receberá o jogo decisivo ainda não foi confirmado, com a capital andina oferecendo duas opções viáveis.
O mais cotado a receber a grande decisão da Libertadores de 2019 é o Monumental de Lima, por sua enorme capacidade, bem superior a do Estádio Nacional de Lima, que costuma abrigar jogos da seleção do Peru. Se antecipando à oficialização da Conmebol – que deve acontecer na próxima sexta-feira (8) -, o UOL Esportes destrinchou informações importantes a respeito do Monumental. Confira:
Clube local e capacidade
O Monumental de Lima é a casa do Universitário, uma das equipes mais tradicionais do país. Sua capacidade total é de 80.093 lugares, o que o transforma no maior estádio de futebol da América do Sul. Foi inaugurado oficialmente no dia 2 de julho de 2000, e receberá uma final internacional pela primeira vez em sua história.
Localização e acesso
Um aspecto que gera preocupação é a acessibilidade ao Monumental. Situado no distrito de Ate (leste de Lima), o estádio fica a uma distância considerável do bairro de Miraflores, principal ponto turístico da capital andina. Dois ônibus e 35 minutos, em dias normais, são exigidos para chegar de Miraflores ao Monumental, sendo que só há uma via de acesso ao estádio, a Javier Prado Este. Mesmo com decisão sendo no sábado e recebendo uma logística especial em seu entorno, o deslocamento pode ser uma pequena ‘dor de cabeça’.
Histórico do Flamengo
O Flamengo jamais atuou no Monumental de Lima e não visita a capital peruana desde 1967. Seu retrospecto geral no país, no entanto, é bastante animador: 16 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas, em 23 partidas disputadas.
Share this content: