Maior torcida do futebol brasileiro, o Flamengo tem adeptos espalhados em todos os cantos do globo. Pensando nesse torcedor que está fora das fronteiras tupiniquins, o clube carioca tem disponibilizado, desde a rodada 21 do Brasileirão, a transmissão de suas partidas via Youtube. Encurtando as distâncias, o Rubro-Negro tem obtido boa resposta com a iniciativa.
De acordo com a apuração do Blog do Rodrigo Mattos, o objetivo do clube carioca é, além de atender o torcedor de fora, estabelecer relações comerciais com outros clubes e capitalizar sua internacionalização. O acordo rubro-negro com o Canal 11, de origem lusitana, gera cifras aos cofres do clube carioca.Os níveis de audiência em Portugal para as partidas do Flamengo têm sido ótimos, muito em função do interesse local no treinador Jorge Jesus.
Para conseguir exibir seus jogos no Canal 11 e no Youtube, o Flamengo precisa negociar de forma antecipada com seus rivais de cada partida, por motivos de direito de imagem. Na última semana, o clube da Gávea encontrou dificuldades nas tratativas com oBotafogo: em um primeiro momento, os alvinegros se negaram ao acordo, alegando exclusividade do contrato com a Globo. Esta premissa, no entanto, não existe para transmissões ao exterior. No fim das contas, as diretorias se entenderam e o clássico carioca foi exibido normalmente.
Pouco a pouco, o Flamengo trabalha em busca de fórmulas e produtos que possibilitem uma expansão de seu alcance, tentando atender públicos/localidades não contemplados pelo arranjo pré-existente entre clube e Grupo Globo.
Share this content: