Climão: torcidas de Flamengo e River acordam cedo, e peregrinação ao Monumental é animada

A escolha da cidade-sede da final única da Libertadores de 2019 trouxe muita dor de cabeça nas últimas semanas, mas a decisão em Lima, no Peru, ganhou um contexto especial pelo seu ineditismo. Por terra ou por céu, a capital do país foi tomada por torcedores de Flamengo, em larga maioria quando comparado com os do River Plate.

Flamengo x River: Jesus e Gallardo gostam de equipes que fazem pressão no rival

Os estabelecimentos no bairro de Miraflores, onde há a maior concentração de turistas, foram tomados por camisas rubro-negras em bares, restaurantes e cafés. Não foi difícil encontrá-los logo cedo. Uma rápida refeição foi o que os separou de irem ao Monumental de "U".

O clima entre ambas as torcidas foi amistoso, apesar das provocações quando se encontravam. A Avenida Javier Padro, principal via de acesso para chegar ao estádio, ficou ainda mais engarrafada do que nos dias comuns. Uma pista exclusiva foi destinada a veículos credenciados se deslocarem em maior velocidade, mas diversas caravanas e ônibus fretados ignoraram os bloqueios policiais e passaram fazendo festa.

Flamengo: relembre as capas do Jogo Extra que narraram a trajetória na Libertadores

Quando os portões foram abertos, deu para perceber que a torcida do Flamengo será maior no estádio. Além dos 12.500 ingressos destinados exclusivamente para rubro-negros e platenses, foi possível perceber uma superioridade de brasileiros nos setores mistos.

A Eventim, empresa terceirizada e responsável pela venda de ingressos da final, disponibilizou ônibus por três soles (cerca de R$ 3,70) para os torcedores irem ao estádio. Além disso, mais de 25 ônibus fretados por torcidas rumaram ao Monumental.

O trajeto durou cerca de 1h30, mas não deixou de ser animado pelos cantos provocativos quando as torcidas se encontravam. Os torcedores do River Plate cantavam "tetracampeão", mas ouviam gritos de "segunda divisão" dos rubro-negros que respondiam.

— Peguei o primeiro ônibus da "Urubus", viemos pela seletiva e foi tranquilo com a polícia escoltando – declarou Anderson Jesus, um dos primeiros rubro-negros a chegar no estádio.

Já a segurança do Monumental foi mais rigorosa que o esperado. Além de todos os itens já proibidos anteriormente pela Conmebol, outros tipos de bandeiras também não puderam entrar no estádio. Quem foi de mochila também foi barrado na entrada. O teste do bafômetro também está sendo realizado – quem estiver com sinais de embriaguez não poderá assistir a final.

Apesar da aglomeração inicial, as pessoas conseguiram encontrar seus assentos sem maiores dificuldades.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/climao-torcidas-de-flamengo-river-acordam-cedo-peregrinacao-ao-monumental-animada-24096982.html

Share this content: