Em 2019, Flamengo foi sinônimo de sucesso. Dentro e fora de campo. O clube deixou para trás todos os rivais e se consolidou como a grande potência do futebol nacional. Por isso, não faltam é motivos para festejar. Abaixo, listamos as 10 razões que colocam o Rubro-Negro neste momento mágico.
1 – Tríplice coroa
Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Libertadores da América. No Estado, no país e no continente só deu Flamengo. Se o título mundial não veio, é detalhe.
2 – Acerto nas contratações
O Flamengo, em 2019, montou praticamente um time novo. Dos 11 atletas que terminaram a temporada como titular, somente três (Everton Ribeiro, Diego Alves e Willian Arão) estavam no clube ao final de 2018. Ou seja, soube escolher os reforços.
3 – A referência estrangeira
Mesmo que muitos digam que Jorge Jesus não “inventou a roda”, é fato que o treinador estabeleceu uma nova estratégia de gerir o grupo. Sem poupar atletas, consolidou um estilo de futebol que encanta. Isso ninguém pode negar.
4 – Apoio da torcida
A cada partida, a torcida bateu recorde de público no Maracanã. Além disso, superou antigas marcas no número de integrantes no programa de sócio-torcedor. Chegou a 150 mil, mas congelou as adesões perto da final da Libertadores e termina 2019 com 135 mil pagantes, algo inédito em sua história.
5 – Recorde de arrecadação
Não se faz futebol sem dinheiro, e o clube deve fechar 2019, conforme previsão apresentada na semana passada, com incríveis R$ 857 milhões de faturamento. Algo impossível de se imaginar até pouco tempo atrás.
6 – Base forte
O Flamengo, ao longo dos tempos, sempre revelou grandes jogadores. Tem, no grupo principal, jogadores como Reinier. E os resultados das categorias inferiores em 2019 mostram que este sucesso continua. Do sub-6 ao sub-20, foram nada menos que 27 títulos conquistados.
7 – Geração de ídolos
Fazia muito tempo que o Flamengo não garantia ao seu torcedor a chamada geração de ídolos. Um que outro até conquistava o coração da galera, mas ter 11 jogadores reverenciados…
8 – Uma casa para chamar de “sua”
O Flamengo, juntamente com o Fluminense, passou a administrar o Maracanã. E isso, por si só, gera uma autoestima gigante, afinal, é o clube quem tem o poder de gerir um estádio sem depender de terceiros.
9 – Números absurdos
Ganhar uma competição de pontos corridos exige regularidade. Pois o Fla garantiu o troféu do Brasileirão com sobras. No atual formato do torneio, nenhum time fez tantos pontos (90) como o Rubro-Negro, tantos gols (86) e teve tão longa invencibilidade (24 partidas) em uma única edição do torneio. É pouco ou quer mais?
10 – Clube já sai na frente para 2020
O time é o melhor do Brasil, e o grupo já começou a ser reforçado. O atacante Pedro Rocha foi anunciado oficialmente, enquanto a confirmação do zagueiro Gustavo Henrique é questão de tempo. Ou seja, o clube não “sentou em cima” das conquistas de 2019 e quer mais na próxima temporada.
Share this content: