“Não dá para resolver 20 situações ao mesmo tempo”. A frase dita pelo vice-presidente de futebol Marcos Braz explica bem a divisão de prioridades do Flamengo. Após o fechamento da janela de transferências no último dia 31, o Rubro-Negro pode deixar em ‘stand by’ os assuntos contratações e saídas para focar nas renovações — e os principais alvos são o técnico Jorge Jesus e o goleiro Diego Alves.

A situação de Jorge Jesus é uma novela que se arrasta, mas não chega a preocupar. O contrato do técnico português vai até maio de 2020 e ambas as partes adotam cautela como tom nas conversas. O Flamengo confia que renovará “na hora certa” com o Mister, que acredita na boa relação com os dirigentes rubro-negros para não ter pressa para resolver o assunto.

Paralelamente, as declarações recentes de Jesus dão uma sinalização positiva para a sua permanência, como quando afirmou que o “Mundial de Clubes está entalado” e ao revelar o pacto que teve com o elenco para retornar ao torneio em 2020. A ideia é renovar o vínculo até o fim de 2021.

— Tem contrato até maio e vamos tratar disso antes. Estamos esperançosos. Igual o Gabigol, sabíamos que se resolveria. Vai acontecer na hora certa [a renovação]. Se tem uma pessoa que menos fala comigo sobre renovação é o próprio Jorge — declarou Marcos Braz.

Jorge Jesus, do Flamengo, é tietado em Portugal Foto: Brazil PhotoPress / Agência O Globo

Já Diego Alves é o único dos titulares que tem contrato se encerrando em 2020. O goleiro já poderia assinar um pré-contrato com outro clube em julho caso não acerte a extensão do vínculo, mas a tendência é que siga na Gávea. Internamente, o goleiro já sinalizou interesse em renovar o contrato.

— Ninguém gosta mais do Diego Alves que eu. Eu vou resolver a questão quando tiver que resolver, com calma. Não dá para resolver 20 situações ao mesmo tempo. E a escolha de saber qual é a prioridade não é escolha de saber quem é melhor ou pior. Escolha do contrato que está com tensão no momento. A gente veio conforme o tempo era possível, e estamos renovando com todos — afirma Marcos Braz.

Quando Braz cita “tensões”, se refere ao interesse de outros clubes em seus atletas. O mais cobiçado desta janela foi Bruno Henrique, que renovou até dezembro de 2023. Além dele, outros titulares que passaram pelo processo foram os meias Everton Ribeiro e o volante Wiillian Arão, que seguem até o mesmo período.