Dia de Fla-Flu! Flamengo e Fluminense sempre estiveram “vinculados” de alguma maneira, seja pela origem dos clubes, pelo Rio de Janeiro, pelo Maracanã, pelos atletas ou pelos torcedores, o Clássico das Multidões foi desenhado sobre a rivalidade e a paixão dos torcedores que partilharam fração significante da narrativa do futebol brasileiro.
Assim, em meio aos acasos do destino e ao compartilhar dos clubes, existem atletas que ousaram e tiveram o privilégio de defender ambos os times. Confira 9 jogadores que já atuaram por Flamengo e Fluminense.
Egídio
Revelado pelo Flamengo, Egídio nunca conseguiu se firmar na equipe da Gávea. O lateral-esquerdo de 33 anos foi multicampeão na última década, principalmente por Cruzeiro e Palmeiras. Entretanto, o jogador nunca teve destaque no rubro-negro carioca e era constantemente emprestado. O atleta deixou a Raposa na última temporada e busca se reencontrar no Fluminense.
Gerson
Moleque de Xerém, Gerson saiu ainda muito jovem do Tricolor das Laranjeiras a caminho da Roma, da Itália. Em 2019, o meia foi repatriado pelo Flamengo e terminou a temporada como um dos grandes destaques da equipe campeã da Libertadores e do Brasileirão.
Ronaldinho Gaúcho
O “Bruxo” foi contrato pelo Flamengo em 2011 como uma grande aposta da diretoria e a expectativa era de que Ronaldinho fosse o principal jogador da equipe e conseguisse bons investimentos, mas nada se concretizou, além de um Campeonato Carioca. Em 2015, o atacante acertou com o Fluminense, mas também não conseguiu grandes feitos. Depois de dois meses, não marcou nenhum gol e deu adeus às Laranjeiras.
Pedro
Pedro chegou a participar das divisões de base do Mais Querido, mas foi liberado e logo acertou com o clube que o apresentaria para o mundo. O camisa 9 foi uma das principais revelações de Xerém nos últimos anos e após curta passagem (6 meses) na Europa retornou ao Brasil como nome de peso no Rubro-Negro.
Henrique Dourado
Artilheiro no Fluminense em 2017, Henrique Dourado foi contratado na temporada seguinte para ser o “9” do Flamengo. O “Ceifador” não conseguiu repetir os feitos da época das Laranjeiras e foi negociado pelo rubro-negro com o futebol chinês.
Thiago Neves
Ídolo do Fluminense, Thiago Neves disputou 174 partidas pelo Tricolor e conquistou três títulos. Em 2007, o camisa 10 ganhou a Copa do Brasil. Entre uma passagem e outra, o meia assinou com o Flamengo (2011), mas não conseguiu desempenhar o mesmo papel e voltou ao Time de Guerreiros para levantar mais duas taças, o Carioca e o Brasileirão de 2012.
Léo Moura
Léo Moura tem seu nome fortemente ligado ao Flamengo e não poderia ser diferente, afinal, o lateral-direito defendeu o Manto Sagrado em 518 partidas ao longo de 10 anos. Entretanto, o que nem todo mundo sabe é que o jogador disputou 59 jogos com a camisa do Tricolor, em 2004, antes de acertar com o Rubro-Negro, em 2005.
Petkovic
Com passagens por Vasco e Fluminense, Petkovic é ídolo do Flamengo. Em suas duas passagens na Gávea, o sérvio conquistou dois Cariocas, em 2000 e 2001, a Copa dos Campeões, 2001, o Troféu Rei do Rio, 2009, e o Campeonato Brasileiro, em 2009. Pelo Flu, o meia-atacante esteve em 2005/2006, não levantou nenhuma taça, mas ficou na história por marcar o milésimo gol do Tricolor em Campeonatos Brasileiros.
Conca
Conca chegou ao Flamengo em 2017, mas pouco fez pelo clube e logo retornou à China. Por sua vez, o talentoso argentino disputou 269 partidas pelo Fluminense e foi campeão brasileiro, em 2010, sendo um dos principais destaques da equipe.
Share this content: