Na tarde do último domingo (15), A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a suspensão de todos os campeonatos coordenados por ela. A medida, tomada em sinal de prevenção pelo surto do novo coronavírus, passa a valer a patir desta segunda-feira (16). No entanto, nesta tarde, às 14h30 (horário de Brasília), a entidade vai se reunir com representantes de diversos clubes do país para decidir o futuro dos campeonatos estaduais.
Até então, no comunicado emitido pela CBF, apenas os campeonatos em andamento e sob sua responsabilidade seriam suspensos. Entre eles, a Copa do Brasil, os Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, o Campeonato Brasileiro Sub-17 e a Copa do Brasil Sub-20.
Para as competições regionais, a entidade havia determinado, ainda na sexta-feira (13), que as partidas marcadas para os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, fossem fechadas ao público. Agora, a confederação analisa se as disputas estaduais seguirão com portões fechados ou serão paralisadas.
Leia, na íntegra, a nota da CBF:
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender, a partir desta segunda-feira, dia 16/3, por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.
“Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo.
Em relação aos campeonatos estaduais, as Federações Estaduais de futebol, entidades organizadoras, terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local.
A CBF seguirá em permanente contato com o Ministério da Saúde, unindo esforços para que o país e o esporte superem o grande desafio em relação à pandemia, torcendo para que, o quanto antes, possamos voltar à normalidade.”
Obedecendo à determinação da entidade, Flamengo e Portuguesa se enfrentaram no último sábado (14), pela Taça Rio, sem a presença de público. Na ocasião, o Mais Querido venceu o duelo por 2 a 1, de virada, com gols de Vitinho e Arrascaeta. O próximo compromisso do Rubro-Negro seria nesta quinta-feira (19), contra o Independiente Del Valle, pela Libertadores. Entretanto, a competição foi suspensa pela Conmebol, por tempo indeterminado.
Share this content: