A final da Taça Libertadores 2019 foi histórica não só para o Flamengo, que se consagrou bicampeão da competição, mas também para a Confederação Sul-Americana de Futebol. Pela primeira vez, a entidade resolveu realizar a final do torneio internacional em partida única, em Lima, no Peru. Além disso, a decisão entre Flamengo e River Plate também movimentou mais de 60 milhões de dólares.
Segundo um relatório divulgado pelo diretor da Conmebol, Fred Nantes, a final da Taça Libertadores, que aconteceu em Lima, trouxe um impacto econômico de 62 milhões de reais, como um todo. De acordo com os dados, 96% dos 45 mil turistas presentes na cidade estavam por conta da decisão entre Flamengo e River Plate, com a maioria de turistas vindo do Brasil, 26.154 brasileiros.
Além disso, cada espectador teve um gasto médio de 760 dólares, sem contar com o transporte para o Peru. Os hotéis considerados cinco, quatro e três estrelas tiveram uma taxa de ocupação superior a 93% no período entre 20 e 24 de novembro. Cerca de 84% dos turistas que foram à Lima, estavam conhecendo a cidade pela primeira vez. Apesar da maioria brasileira, os argentinos também marcaram presença no país peruano, com 18.542 turistas vindo da Argentina.
A final histórica da Taça Libertadores da América terminou com a vitória por 2 a 1 para o Flamengo, no dia 23 de novembro de 2019, no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. Com dois gols de Gabriel Barbosa nos últimos minutos da partida, a equipe Rubro-Negra aplicou uma virada histórica sobre o River Plate e se consagrou bicampeã da Taça Libertadores da América, após 38 anos sem a conquista.
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