A Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pela realização do Novo Basquete Brasil (NBB), através de seu site oficial, informou que a equipe multidisciplinar da entidade criou um relatório que foi discutido na última quinta-feira (30). De acordo com a liga, os clubes se reuniram para avaliar o documento. No entanto, apenas na próxima segunda-feira (04), em Assembleia Geral, o futuro da temporada 2019/2020 será definido.
A edição atual do NBB foi suspensa no dia 15 de março devido à pandemia do novo coronavírus. Por conta disso, a LNB decidiu junto aos clubes, que a fase classificatória seria encerrada. Isso quer dizer que, quando o campeonato retornar, será diretamente nos playoffs. A equipe multidisciplinar criada pela entidade tem o objetivo de, justamente, discutir todas as possibilidades envolvendo a retomada – ou não – da competição.
CONFIRA, NA ÍNTEGRA, A NOTA DA LNB:
“Os clubes do NBB se reuniram, nesta quinta-feira (30), para avaliar o relatório final desenvolvido pela equipe multidisciplinar, que foi criada para levantar todas as possibilidades sobre o retorno da atual temporada.
Foram apresentados aos clubes os aspectos estruturais e de logística referentes à nova fase do campeonato, além de todo um estudo de viabilidade financeira necessária para execução da competição com as 11 equipes classificadas para os playoffs.
Um dos primeiros pontos apresentados foi uma atualização sobre o encontro entre o departamento de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e os atuais patrocinadores e parceiros de mídia do NBB, que demonstraram total apoio às decisões tomadas pelas equipes.
Na sequência, um estudo financeiro que consta toda a operação logística do processo de retomada do campeonato foi exibido aos clubes, seguido por um debate sobre os impactos de imagem do NBB em relação ao recomeço da temporada.
O Presidente da Associação de Atletas Profissionais de Basquete (AAPB), Guilherme Teichmann, que esteve presente na videoconferência, ratificou o apoio da categoria sobre toda e qualquer decisão dos clubes.
Na semana passada, os profissionais de saúde que compõem o grupo multidisciplinar apresentaram o relatório com os procedimentos médicos necessários e recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dividido em três fases, o material inclui as avaliações físicas dos atletas na volta aos treinos, todo o período de treinamento e o recomeço da competição, um processo previsto para durar cerca de 40 dias. A testagem de todos os profissionais envolvidos na retomada do NBB também está prevista nas diversas etapas da programação, um total de 2.000 testes.
Agora, os clubes voltam a se reunir na próxima segunda-feira (04), em Assembleia Geral, para definir se a temporada 2019/2020 do NBB será ou não retomada.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.”
Com 21 vitórias em 24 partidas, o Flamengo é o primeiro colocado geral e, por isso, já está classificado para as quartas de final dos playoffs. O Orgulho da Nação tem 87% de aproveitamento e está na ponta da tabela com 45 pontos. Ainda sem previsão de retorno do NBB, a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) segue sendo que as pessoas permaneçam em casa o máximo possível para ajudar a frear a curva de contágio da Covid-19.
Share this content: