UM VERDADEIRO SHOW DE HORRORES

Meus amigos flamenguistas, se eu for unir minhas colunas até o momento, irão parecer capítulos de um filme de terror. Já vi elencos ruins, times ruins, técnicos ruins, jogadores ruins, mas confesso que o que vimos ontem foi simplesmente uma das atuações mais patéticas que pude ver na minha vida, e olha que o material é enorme e daria uma série de algumas temporadas.

Vou começar primeiro pelo jogo e campo, apenas para situar os amigos, o Ñublense é o DÉCIMO SEGUNDO COLOCADO no Campeonato Chileno, dito isso, vamos à escalação. Tudo bem que vários jogadores estavam sem condições de jogo e nem no banco de reservas estavam ontem, a parte pensante do meio campo estava fora de combate. Mas daí, a achar que o Vidal (que na minha pelada não tem vaga) vá resolver algo é brincar com a inteligência do torcedor. Quer fazer festa na terra natal do Vidal, marque um amistoso no final da temporada e deixe ele jogar os 90 minutos, só que ontem não era festa, era um jogo da principal competição do continente.

Um time lento, sem vontade, sem criatividade, sem tesão e ao que parece sentindo frio. Um time completamente sem alma foi o que vimos ontem em campo. Contra o Ñublense até o lanterna da nossa Série B chegaria lá e venceria os chilenos apenas na base da vontade, disposição e intensidade. O Sampaoli fala tanto em intensidade e escala um meio campo com Thiago Maia, Gerson e Vidal? Que intensidade é essa que ele pede? O gol chileno mostra que o Gerson joga de sacanagem, a tentativa de cavar falta me fez lembrar a forma PATÉTICA do Vinicius Pacheco na Libertadores de 2010 no mesmo Chile.

Sampaoli ontem se mostrou refém de medalhão e com uma leitura de jogo de técnico iniciante. Vendo seu time desmontar na segunda etapa, ser dominado por um time semi-amador fisicamente e ele não muda o time? Fica andando de um lado para o outro e deve ter sofrido de falta de oxigenação no cérebro. Vendo um time mais perdido que azeitona em prato de brigadeiro e não mexe? E quando mexe, ainda mexe errado. Que crime cometeu o Matheus Gonçalves para não ser utilizado? Teria ele falado mal do Maradona ou da Eva Perón?

Estamos no dia 25 de maio e o time está em frangalhos fisicamente. De quem é a culpa? Quem neste centro de treinamento de ponta faz as avaliações e planejamentos da equipe?

A falta de vergonha é tamanha neste elenco que são motivos de chacota desde o início do ano e nada fazem para mudar, talvez montar uma confeitaria deve ser mais interessante do que disputar uma final de Libertadores dentro do Maracanã. Talvez o paternalismo imposto pelo fanfarrão do Marcos Braz tenha virado lema no Ninho do Urubu e o técnico que assume tenha isso como prioridade, porque tenho visto técnicos de renome passar por ali e mudar totalmente seus conceitos em relação ao que eram em outro clube.

Talvez a forma de administração do Braz no estilo anos 90, precise de um treinador bonachão, boleirão e amigo dos jogadores para poder dar certo por lá, afinal de contas, trabalhar e treinar intensamente machuque o ego dos jogadores, que ganham muito bem e em dia, e acabam desmotivados com os campeonatos sucessivos que estão acontecendo. É o elenco gato de armazém, que comeu muito e não precisa mais correr atrás do rato que faz festa no seu quintal.

O Flamengo tem o Centro de Treinamento mais moderno da América Latina e talvez um dos 30 melhores do mundo, mas tanta tecnologia de nada serve nas mãos de um dirigente ultrapassado e fanfarrão que faz cosplay de Eurico Miranda, até no charuto ele tenta emular o finado dirigente cruzmaltino.

Um clube que arrecada mais de UM BILHÃO por ano, deveria ter por obrigação os melhores profissionais do continente e pagar os melhores salários possíveis para estes profissionais. Deveria buscar uma evolução constante e não sentar em conquistas para dizer que está tudo sob controle. Há quatro anos é cantando em verso e prosa que Arrascaeta e Everton Ribeiro precisam de sombra no elenco, que precisam de reposição e reservas a altura. Mas por quatro anos o Braz nunca achou necessário tal contratação. Talvez porque ele não tenha achado ninguém no cardápio do Bertolucci que seja veterano, sem espaço na Europa e que venha para ganhar um milhão por mês. Deve ser complicado olhar o mercado sul-americano e ir fazendo uma renovação no elenco.

A única certeza que eu tenho é que o Flamengo é dirigido por amadores, por seres atrasados no tempo, que desconhecem o futebol moderno e que aparelham o CT como um político aparelha seu gabinete com amigos na composição política e "governo de coalisão".

Vamos agradecer à quem merece ser homenageado: Landim, Marcos Braz, Cacau Cotta, Juan, Fabinho, Bruno Spidel, Reinaldo Belotti, Bernardo Amaral, Felipe Bueno, Diogo Lemos. Parabéns, vocês merecem todos os elogios pelo Flamengo atual.

P.S.: a velha corja da Gávea hoje está ao lado do Rodolfo Landim. A mesma corja que lutamos tanto para ver longe do clube.

Fonte: null

Share this content: