Sem categoria

9 decisões de Estadual que marcaram a história do futebol brasileiro

​Questionados, criticados e por vezes até escanteados pelo torcedor… Não é segredo que os campeonatos estaduais mudaram de status no futebol brasileiro contemporâneo, perdendo um pouco da mística e do prestígio de outrora. Contudo, são eles que ainda trazem alguns dos clássicos mais emocionantes da temporada, e neles muitos clubes escreveram belas e inesquecíveis episódios nesse esporte que amamos. Confira 9 grandes decisões de campeonatos estaduais que marcaram a história do futebol brasileiro:

Atlético-MG x Cruzeiro (2007/08/09)

Os anos finais da primeira década do século XXI foram de extremos para ​Atlético-MG e ​Cruzeiro nas decisões que protagonizaram. Em 2007, o Galo foi campeão com uma goleada emblemática por 4 a 0, partida que ficou marcada pelo gol de Vanderlei com Fábio, ídolo celeste, ainda de costas para o campo lamentando o terceiro tento rival. Os dois anos seguintes foram de revanche cruzeirense em grande estilo: duas goleadas por 5 a 0 nas decisões.

​Grêmio x Internacional (1999)

Aos 19 anos, o então promissor Ronaldinho roubou a cena e chamou a responsabilidade na grande decisão do Gauchão de 1999. Após o Internacional vencer o primeiro clássico decisivo, o jovem meia do ​Grêmio barbarizou e desmoralizou a defesa colorada nos dois jogos seguintes, anotando o gol do título na partida derradeira (desempate) e causando ‘pesadelos’ especialmente ao veterano Dunga, volante colorado à época.

Flamengo x Fluminense (1995)

Repleto de craques como Sávio e Romário, o Flamengo chegou à decisão do Carioca de 1995 com status de favorito e com a vantagem do empate, pela grande campanha até então. Com maioria no Maracanã e celebrando o ano de seu centenário, tudo conspirava a favor do Rubro-Negro. Mas o ​Fluminense detonou o ‘script perfeito’ do rival de forma cruel: vitória por  3 a 2, com o lendário gol de barriga de Renato Gaúcho na reta final. 

Corinthians x Palmeiras (1999)

O ​Corinthians chegou à fase eliminatória do Paulistão de 1999 com a pior campanha dentre os quatro grandes do Estado. Mas na hora dos clássicos, ninguém segurou: após uma goleada emblemática por 4 a 0 na semifinal contra o São Paulo, o Alvinegro manteve a inspiração na grande decisão contra seu maior rival, o Palmeiras. Venceu o primeiro jogo por 3 a 0 e administrou no segundo, duelo que ficou marcado pelas embaixadinhas de Edílson. O jogo precisou ser interrompido aos 31′ do segundo tempo, pela pancadaria generalizada.

Flamengo x Vasco (2001)

Simplesmente o Clássico dos Milhões mais épico desde século, com sobras. Favorito na decisão e com a vantagem dos placares equivalentes, o ótimo time do ​Vasco se colocou em posição ainda mais confortável ao vencer o primeiro jogo por 2 a 1. Para ser campeão, o ​Flamengo precisaria vencer o segundo duelo por dois gols de diferença… Quando o relógio marcava 43′ do segundo tempo, as duas torcidas prenderam a respiração, mas quem vibrou foi a rubro-negra com o golaço de falta do craque Petkovic cravando o 3 a 1 no mercador.

​Internacional x Grêmio (1976)

​Supremo no futebol brasileiro na década de 70, o ​Internacional fez história ao conquistar sobre seu arquirrival, em 1976, o título de campeão gaúcho. Mas o que houve de tão especial nesta decisão específica? Ao bater o Tricolor por 2 a 0 com gols de Lula e Dario, o Colorado sacramentou a sua oitava conquista consecutiva no Estado. Considerando apenas a ‘era moderna’ do futebol (pós-50), tal feito jamais foi superado. O único a igualar foi o Joinville, em Santa Catarina, sagrando-se campeão entre os anos de 1978 e 1985.

São Paulo x Corinthians (1998)

Rivais na decisão de 2019, Corinthians e ​São Paulo protagonizaram duas finais quentes nos anos derradeiros da década de 90. O Alvinegro levou a melhor em 1997 e parecia que conquistaria o bicampeonato seguido, mas o retorno de um ídolo ao Tricolor Paulista mudou o enredo da final de 1998: após anos de sucesso no Paris Saint-Germain, Raí desembarcou no Morumbi a tempo de jogar a segunda partida. O talento do meia foi fundamental para o Soberano reverter a derrota na ida, vencendo por 3 a 1 e conquistando o título.

Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6349897-9-decisoes-de-estadual-que-marcaram-a-historia-do-futebol-brasileiro?utm_source=RSS

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Tite solicita que Fabrício Bruno permaneça antes de ser vendido ao West Ham, time de Paquetá

O Clube de Regatas do Flamengo está prestes a concretizar a transferência do zagueiro Fabrício…

3 horas ago

Flamengo formaliza reclamação na CBF sobre pênalti não assinalado em Pedro contra o Amazonas

Aos 21 minutos do primeiro tempo, o Flamengo teve motivos para questionar a atuação do…

3 horas ago

Tite revela detalhes da conversa com Gabigol e dá conselho para jogador do Flamengo

O futuro de Gabigol no Flamengo é incerto, após o atacante ser visto em um…

3 horas ago

Tite projeta data de retorno de De La Cruz após uruguaio sofrer trauma no joelho

Durante a partida, o jogador De La Cruz sofreu um impacto que resultou em um…

4 horas ago

Flamengo lucra alto com avanço às oitavas da Copa do Brasil

O Flamengo triunfou sobre o Amazonas nesta quarta-feira (22) por 1 a 0, na Arena…

4 horas ago

Pedro brinca ao ‘roubar’ gol de Igor Jesus e se diverte com lance inédito na carreira

O Flamengo enfrentou uma partida difícil contra o Amazonas, saindo vitorioso com um placar de…

4 horas ago

This website uses cookies.