Sem categoria

A fila da base e o congestionamento que pode travar os pratas da casa

Passados basicamente dois meses do ano futebolístico podemos constatar, enfim, que o Flamengo pôs a cabeça no lugar e voltou os olhares para o “time de baixo” e a base, em alguns casos a mesma coisa. Temos muitos garotos mesclados no time de baixo, poucos são os imediatos, mas o primeiro passo já está dado.

Desde o início do ano já foram usados Adryan, Vizeu, Paquetá, Matheus Sávio, Cafú, Léo Duarte, Ronaldo e Thiago. Há quem veja o copo meio cheio, há quem veja meio vazio. Vamos analisar os dois lados?

Comecemos pelas críticas. Por mais que os meninos tenham debutado em jogos profissionais, o time de baixo conta apenas com dois “titulares” da base. Todo o resto é formado por jogadores oriundos de outras equipes. Note que não estamos avaliando Juan como prata da casa, já foi lançado há quase 20 anos. Há posições em que há muita discussão, como o centroavante. Muita gente, eu incluso, achamos que Vizeu deveria estar à frente de Damião. Muita gente acha que Juan, mesmo que tenha feito boas partidas, não deveria ter renovado, pois tira oportunidade do jovem Léo Duarte.

Ainda que oito garotos tenham jogado oficialmente, alguns tiveram tão pouco tempo em campo e fora de sua posição original que mal dá para dizer que foram aproveitados. Léo Duarte entrou em campo apenas para sujar a chuteira como um terceiro zagueiro; Cafu só entrou no fim de três jogos; Ronaldo somou 31 minutos em duas partidas, uma como armador; Vizeu jogou por mais tempo, mas tem jogado como segundo atacante; Adryan fez boas partidas no início e como prêmio foi preterido da inscrição na libertadores e nunca mais jogou; Thiago só foi testado nas duas últimas partidas da Taça Rio, para descansar Muralha, mesmo com a iminência de sua convocação, que acabou não chegando.

Há também quem perca a paciência com alguns jogadores. Este sábado assisti ao jogo com muitas outras pessoas e como vi Matheus Sávio é xingado. Não é mais tão garoto, mas também não está consolidado. Pesa contra ele a entrada sempre mais interessada de Paquetá, mas em outra época a situação era invertida, na seleção sub-20 por exemplo. Me incomoda lançar os meninos tão longe do time principal. Como seria ver Matheus Sávio fazendo a função de Mancuello ao lado de Diego, Everton e Guerrero, tendo Arão e Pará para dialogar? Não que Mancuello, Berrío e Damião sejam perebas, mas entrosamento conta muito.

Por outro lado, aquela máxima de que “uma grande maratona de 500km começa com apenas um passo” é muito verdadeira para nós Flamengos, com a licença do grande arthur muhlenberg. Se comparado ao ano passado, este ano já promete demais em aproveitamento da base.

São oito os que já entraram somados a Gabriel Batista, Loran, Moraes e Jean Lucas que já estiveram no banco. Em proporção, já é mais do que o ano passado. Se houver um PROJETO para inserção destes meninos nos jogos do brasileiro o dever terá sido cumprido. Fora que com o time de baixo temos ganhado os jogos.

Começamos com Vizeu como uma realidade devido ao grande ano que fez em 2016. 2017 se inicia e já podemos ver que Thiago faz atuações bem seguras e talvez não precisemos contratar um goleiro reserva, por mais que haja insegurança sobre muralha. Paquetá entra muito bem nas partidas e Zé Ricardo não pode negligenciar isso. Talvez pela característica, canhoto, bom passe e chute possa se tornar suplente imediato de Mancuello. Matheus Sávio tem entrado na posição de Diego, embora o treinador faça muitos testes durante as partidas.

O Flamengo está fazendo o que temos pedido por muito tempo, está usando os campeonatos menos interessantes do início do ano para promover os pratas da casa, dar ritmo a alguns reservas que brigam com titulares constantemente e ainda assim chegará as fases finais dos torneios, tamanha a qualidade dos mesmos. Ainda este sábado, Allan Garcia falava em como o clube acertara em jogar com o time de baixo contra o Resende, devido ao jogo ser ataque contra defesa em sua esmagadora maioria.

A verdade é que gostaria de parabenizar a diretoria em conjunto com o departamento de futebol. Ainda que algumas coisas possam ser mudadas é latente que o clube dá o passo noutra direção.

Gostaria de chamar atenção a uma coisa: A fila de garotos que se inicia a ficar congestionada. Há que se pensar numa forma de não engarrafar os meninos. Por exemplo, hoje Vizeu ser reserva de Damião é bastante incoerente, uma vez que o companheiro do Vinícius Jr também tem recebido sondagens e faz um centroavante interessante que não tem aparecido mais no futebol brasileiro. Lincoln já está na fila. Tem só 16 anos, mas no caminho que vamos, Vizeu precisa ser mais aproveitado para pensarmos se Lincoln vai encontrar um Flamengo em que pode ser opção. Léo Duarte hoje é a quinta opção na zaga que já tem o lesionado Denner batendo a porta com 19 anos. Thiago Ennes foi emprestado por um ano, é ótimo ter uma briga saudável entre Pará e Rodinei, mas Kleber fez ótimos jogos e tem 18 anos. Assim também se pode observar outros jogadores da base, Jean Lucas 18, Hugo Moura 19, o próprio Vinícius Jr 16, Patrick 19. Não podemos esquecer do recém contratado Brayan que parece bom jogador também de 19. Ou seja, o ano que vem o Flamengo iniciará com quatro bons jovens que estourarão a idade de juniores. Como eles encontrarão o clube? É preciso um planejamento para isso e claro que nem todos serão aproveitados, mas como estamos, não poderemos aproveitar nenhum. Quem tá na frente pode correr a 50 km/h tranquilo, porque em seu retrovisor a galera buzinando atrás está tendo muita dificuldade para ultrapassar.

E você? Vê o copo meio cheio ou meio vazio? Concorda que a fila não tá andando como deveria e o congestionamento é prejudicial ao clube? Vamos papear.

Anderson Alves, O otimista.
Follow @andersonroch

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/03/fila-da-base-e-o-congestionamento-que-pode-travar-os-pratas-da-casa/

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Atacante do Corinthians vê prejuízo em mudança no jogo com o Flamengo, na Copa do Brasil

Os bastidores da Copa do Brasil estão agitados. Com o intuito de evitar que o…

5 segundos ago

Corinthians estabelece prazo para adquirir Hugo Souza, do Flamengo

O Flamengo cedeu temporariamente Hugo Souza ao Corinthians até o término deste ano, com a…

30 minutos ago

Principais notícias do Flamengo nesta segunda, 07/10/2024

Caso não haja motivos para comemorar o desfecho das eleições deste domingo (06), um ex-jogador…

60 minutos ago

Flamengo tem trunfo para conquistar título do Brasileirão 2024

Faltando apenas nove rodadas para o término do Brasileirão, o Flamengo mantém viva a esperança…

60 minutos ago

Filipe Luís altera horários de treinos no Flamengo durante a 1ª semana de Data FIFA

Os jogadores do Flamengo, sob o comando de Tite, estavam habituados a treinar no período…

2 horas ago

Flamengo terá 4 treinos e 3 dias de folga na primeira semana da Data FIFA

Filipe Luís assumiu o comando técnico do Flamengo e conquistou duas vitórias consecutivas: contra o…

2 horas ago

This website uses cookies.