Recentemente, o Brasil passou a combater a “fake news“, inclusive com projetos políticos. Porém, pessoas ‘influentes’ ainda teimam em disseminar inverdades nas redes sociais. É o caso de Ricardo Fort, dono da agência de marketing esportiva e ex-executivo da Coca-Cola. Ele publicou algo a respeito do Flamengo para ‘defender’ o Atlético-MG, e os torcedores do Fla trataram de desmentir o “profissional“.
Por meio da rede social do Twitter, Ricardo Fort escreveu: “Nacionalizar a marca de um time de futebol é um ‘briefing’ impossível. A TV Globo levou décadas para fazer o Flamengo um time com torcedores em todo o Brasil. Infelizmente, nem mesmo o gênio Nizan Guanaes resolverá esse problema“, questionou ao comentar sobre o Atlético-MG ter contratado o publicitário Nizan Guanaes.
VEJA O TWEET:
"Nacionalizar a marca" de um time de futebol é um briefing impossível.
A @tvglobo levou décadas para fazer o @Flamengo um time com torcedores em todo o Brasil. Infelizmente, nem mesmo o gênio Nizan Guanaes resolverá esse problema.https://t.co/W51EDHqH0d— Ricardo Fort (@SportByFort) May 3, 2023
A partir da publicação de Fort, os torcedores do Flamengo rebateram a “fake news” disseminada pelo executivo. Dentre os muitos argumentos, um deles foi: “A TV Globo é de 26 de abril de 1965. Entrou em São Paulo em 1966. No Sul, em 1967. Em Minas Gerais, em 1968. Foi ampliando o catálogo e entrou em Fortaleza em 1970, em Pernambuco em 1972. Em 1975 virou rede de tv e, em 1982, passou a ser por satélite e com transmissão SIMULTÂNEA“, ponderou o rubro-negro De Laurentis, que prosseguiu:
“Dito isso, o Flamengo, em 1982, quando seus jogos passavam simultaneamente para TODO O PAÍS, já era campeão da Libertadores e estava na terceira temporada sodomizando adversários. O que fez o Flamengo gigante foi, PRIMEIRAMENTE, ser o clube MAIS QUERIDO da CAPITAL do país. Foi ter, por ser o clube MAIS QUERIDO da CAPITAL do país até os anos 60, os seus jogos transmitidos para TODO O PAÍS pelas ondas do Rádio, via Rádio Nacional. Foi nos anos 30 ter criado uma política de se popularizar, a partir de 33. De treinar na praia para o povo ver“, ponderando. Ele ainda teve a paciência de explicar mais:
Dito isso, o Flamengo em 82, quando seus jogos passavam simultaneamente para TODO O PAÍS, já era campeão da Libertadores e estava na terceira temporada sodomizando adversários.
O que fez o Flamengo gigante foi, PRIMEIRAMENTE, ser o clube MAIS QUERIDO da CAPITAL do país.
— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023
“Quando o Flamengo chegou ao seu ápice, estava BRIGADO com a Globo. Entrou na justiça nos anos 70 com Marcio Braga pra obrigar a Globo a pagar ao clube direitos de transmissão de seus jogos, que eram pagos à CBD. Os outros clubes foram contra. Roberto Marinho ficou cinco anos sem sequer falar com o presidente do Flamengo, como pode ser consultado em livros, por causa da ação movida pelo clube. Fla conseguiu receber 1,5M de Cruzeiros por um Fla-Flu na Globo. Depois, todos os clubes passaram a receber dinheiro da TV. Procure saber o que é a Taça Salutaris, que rendeu a fama do Flamengo. Os públicos de 150 mil pessoas no maior do mundo, no imaginário popular. O IBOPE, criado em 1948, pesquise quem foi a maior torcida em suas primeiras pesquisas sobre torcida nacional. Tem tanto para escrever aqui, mas se for para refutar a bobagem de “FLAMENGO FOI CRIADO PELA GLOBO”, já vi que nem adianta tentar. É perda de tempo. Se quiser ter um debate em alto nível, só chamar“. De Laurentis ainda concluiu:
Quando o Flamengo chegou ao seu ápice, estava BRIGADO com a Globo.
Entrou na justiça nos anos 70 com Marcio Braga pra obrigar a Globo a pagar ao clube direitos de transmissão de seus jogos, que eram pagos à CBD. Os outros clubes foram contra.
— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023
“Só espero que mostrando números e lógica, você não tente manter a narrativa espúria. Porque ela não passa disso. Uma antiga verborragia para tentar justificar porque um clube é tão mais nacional que TODOS os outros. Não tente explicar. Basta sentir“.
Procure saber o que é a Taça Salutaris, que rendeu a fama do Flamengo.
Os públicos de 150 mil pessoas no maior do mundo, no imaginário popular.
O IBOPE, criado em 1948, pesquise quem foi a maior torcida em suas primeiras pesquisas sobre torcida nacional.
— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023
Além de De Laurentis, diversos outros rubro-negros responderam o executivo, como Ricardo Ferreira, que indagou: “Cheio de graduação internacional na bio do Twitter e fala uma bobagem deste tamanho. Quando Roberto Marinho criou a TV Globo, o Flamengo já tinha a maior torcida do país. Mas fique à vontade para bolar um projeto nacional que faça o Silvestre sair do bolso do Nunes“, relembrando a derrota do Atlético-MG na Libertadores de 1981.
Só espero que mostrando números e lógica, você não tente manter a narrativa espúria.
Porque ela não passa disso.
Uma antiga verborragia para tentar justificar porque um clube é tão mais nacional que TODOS os outros.
Não tente explicar.
Basta sentir. pic.twitter.com/tsv5rG5JTy— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023
VEJA OUTROS TWEETS DE RUBRO-NEGROS:
A nacionalização do Flamengo foi via rádio nos anos 30 e 40… 30 anos antes da fundação da Globo….
Antes disso o Flamengo já era o clube mais popular da capital do Brasil, Rio de Janeiro.
Me espanta um cara inteligente não conhecer a história.
— Crypto Zico (@cryptozico10) May 3, 2023
Maluco cheio de graduação internacional na bio e fala uma bobagem deste tamanho. Quando Roberto Marinho criou a TV Globo o Flamengo já tinha a maior torcida do país.
Mas fique à vontade para bolar um projeto nacional que faça o Silvestre sair do bolso do Nunes… pic.twitter.com/8XGPxjMQuY
— Ricardo Ferreiraᶜʳᶠ (@RicardoPF) May 3, 2023
E tem dezenas (talvez centenas) de outros exemplos, tá? Meter a Globo aí, como se fosse um fator preponderante, não faz sentido algum. Eu aceito rivais falarem que é "filho da Globo", mas um "especialista" não se pode. pic.twitter.com/aIyoKad48L
— Daniel Liraᶜʳᶠ 🔴⚫ Meeengo! 🗣️ (@bliradaniel) May 3, 2023
que pena, mestre. se quem representa a profissionalização da gestão do esporte resume suas ideias a comparações tão rasas (levianas?!), é sinal de que o esporte nesse país foi pro buraco mesmo…
ou o senhor se rendeu à lógica do engajamento pobre msm.
perde um seguidor…
— Pedro (@phpessoa) May 3, 2023
É muita bobagem, pq não deu uma pesquisada meu camarada, evitaria de falar besteira, volta a uns 30, 40 anos atrás de 60 da Globo. Sobre as rádios na época e pq o Flamengo naquela época, já era a maior torcida do Brasil.
— GUTO FERNANDES (@GUTOFERNANDES33) May 3, 2023
Em meio à polêmica, a diretoria do Flamengo ignora o executivo em questão, pois está focada nos próximos compromissos. Afinal, o Rubro-Negro entra em campo na quinta-feira (04), contra o Racing (ARG), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores da América.
O cotejo entre Flamengo e Racing será disputado no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda, na Argentina, e o Mengão está em busca do quarto título do torneio continental. O Atlético-MG, que gerou a “fake news” citada na matéria, ganhou somente um e, desde então, nunca mais chegou à final da Libertadores da América.
Share this content: