O Rio de Janeiro amanheceu de maneira diferente neste sábado. Com o aniversário de um ano do incêndio do Ninho do Urubu, que vitimou dez atletas das categorias de base do Flamengo, vários pontos da cidade receberam um varal com camisas do clube com o nome dos meninos.
O Ninho do Urubu, a Gávea, o Maracanã, o Ministério Público e a Polícia Civil foram alguns dos locais escolhidos. Todos receberam dez camisas com o número 10 às costas. A ação foi organizada pelo grupo “Flamengo da Gente”, que está circulando com as peças pela cidade.
— A homenagem envolve manifestação artística, são homenagem aos meninos. São basicamente lembranças deles, as camisas de cada um — conta Rafael Simi, um dos participantes do grupo.
Nas redes sociais, o “Flamengo da Gente” também chama atenção. Nas últimas semanas, publicou diversas histórias sobre a vida dos dez garotos. As postagens também seguiram o padrão de homenagens.
— Começamos no dia 28 a fazer uma série de dez postagens seguidas falando de cada um dos meninos. Os posts, em nenhum deles, fala nada especificamente de protesto, é puramente homenagem a eles. Contamos a historia de vida de cada um — completa Rafael.