Fortaleza e Flamengo vão a campo na noite desta quarta-feira para mais uma rodada (a de número 26) do Campeonato Brasileiro. A expectativa de público, claro, é de grande presença das duas torcidas no Castelão. Mas uma campanha divulgada nas redes sociais do clube cearense reacendeu um tema para lá de polêmico.
Um vídeo publicado pela Cantina 1918 (restaurante que paga royalties ao Leão de Aço por usar sua marca) anunciou que simplesmente nesta semana vai cortar as opções “sabor misto” de seu cardápio, em prol do que chamam de “torcedores de verdade”. Tal medida faz alusão aos nordestinos que torcem por dois times (normalmente um local e um de outro estado, como o Rubro-Negro). O fato ganhou notoriedade quando o próprio Fortaleza abraçou a campanha do estabelecimento e o perfil da Copa do Nordeste, de igual maneira, ampliou o alcance:
A cantina 1918 retirou o sabor mista do cardápio por uma semana. 🍕🦁Saiba o motivo ➡️ https://t.co/tOecwLcAGE
— Fortaleza Esporte Clube ⭐️ (@FortalezaEC) October 15, 2019
🥪🚫
— Fortaleza Esporte Clube ⭐️ (@FortalezaEC) October 15, 2019
A repercussão foi imediata. Muitos torcedores se viram como alvo e alegaram tratar-se de uma ação que discrimina, trazendo um clima ainda maior de intolerância ao invés de integrar às vésperas de uma partida com expectativas tão altas. Já outros foram pelo caminho de apontar suposta hipocrisia de “cortar os mistos” simbolicamente, mas não abrir mão da presença deles no estádio:
Não é porque eu sou Ceará, mas esse vídeo é um desserviço. Uma coisa é brigar pelo preço e carga dos ingressos, outra é dizer o que cada um pode torcer. Isso aí é a intolerância que tanto lutamos contra, quando falamos sobre xenofobia. Não podemos responder com mais intolerância.
— Cartãozeiro da Regional VI (@RamonCoelho) October 16, 2019
Não sabia que amor era imposição… lamentável
— Carolina 🌻 (@carolps28) October 16, 2019
“Não pode misto”… Mas coloca carga de 14 mil pro visitante porque precisa de dinheiro pra pagar conta e TENTAR se manter na Série A.
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) October 16, 2019
A cantina tá de parabéns. Já o clube não. Ceder 30% do estádio pra mistos e vem com esse H aí. Santa hipocrisia.
— Diego Damasceno (@damascenos) October 15, 2019
Agora é esperar para ver, em campo e nas arquibancadas, como transcorrerá a partida de logo mais. Sempre torcendo para que a paz impere, e que o jogo seja tão bom quanto a ansiedade que tem o cercado.
Share this content: