Os dois clubes finalistas da Libertadores tiveram contatos esta semana com Bruno Macedo, agente do mercado que intermediou as vindas de Jorge Jesus no Flamengo e ajudará no sucessor de Renato Gaúcho, e de Abel Ferreira, que trata com o Palmeiras a sua permanência, apesar do contrato até o fim de 2022.

O advogado português retorna nesta quinta-feira ao seu país depois de se encontrar com membros da diretoria do Flamengo para tratar de Jesus, do Benfica, e também de Carlos Carvalhal, técnico do Braga, ambos com vínculo nos clubes até o meio de 2022. O saldo da conversa informal foi positivo, mas sem qualquer aceno para uma solução.

Bruno Macedo também veio ao Brasil falar do futuro de Abel Ferreira, que ganhou a Libertadores e deixou em aberta a continuidade no Palmeiras. Foi ele quem trouxe o técnico português no ano passado. E auxilia caso o técnico fique ou queira sair. A decisão será de Abel em conversa com familiares.

Macedo trabalhou com Abel no Braga, onde está hoje Carvalhal. Advogado, ele foi diretor do departamento jurídico do clube de 2008 a 2013, quando passou a intermediar negociações. O advogado ficou próximo do atual presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e de Jorge Jesus.

Também trouxe Bruno Viana ao Flamengo, e na Europa trabalhou nas idas dos zagueiros Felipe e Milião para o Porto. Com a forte atuação em Portugal, Macedo passou a representar o empresário italo-brasileiro Giuliano Bertolucci, que é sócio do também empresário Kia Joorabchian.

Os dois empresários também são muito bem relacionados no Flamengo, mas quem atua em Portugal é Bruno Macedo. O trio trabalha com os também portugueses André Villas-Boas, Leonardo Jardim e Marco Silva, não por acaso citados no Flamengo como alternativas nos últimos anos.