O trauma da eliminação na fase de grupos foi superado com a vitória sobre o Emelec, quarta-feira, no Maracanã. Mas a classificação antecipada às oitavas de final não tira do Flamengo a obrigação de vencer o River Plate, em Buenos Aires, na próxima quarta-feira, quando acontece a última rodada do grupo 4.
LEIA TAMBÉM: Everton Ribeiro supera drama familiar e renasce no Flamengo
O efeito prático imediato é superar os argentinos na classificação (hoje, o River tem 11 pontos, contra nove do rubro-negro) e avançar como líder do grupo. Tal posição colocaria o time de Maurício Barbieri no caminho de um dos segundos colocados no sorteio do dia 4 de junho. E permitiria que a vaga nas quartas fosse decidida no Maracanã.
LEIA MAIS: Fla refaz contrato com Maracanã para garantir aluguel mínimo
Mas há outra meta a ser superada: um incômodo jejum. Desde 2001, o Flamengo não vence uma partida na Argentina. Na ocasião, pela Copa Mercosul, bateu o San Lorenzo (2 a 1) com gols do zagueiro Juan e do atacante Edílson. De lá para cá, acumula insucessos (empate ou derrota) diante do Independiente (duas vezes), do Lanús e do próprio San Lorenzo (duas vezes). Contra o River, não importa o terreno de jogo, a vitória não vem desde 1993.
Deixar o Monumental de Núñez com mais três pontos seria um aditivo importante para o moral de um grupo muitas vezes confrontado por sua aparente preguiça ou passividade. Dentro de campo, Barbieri tenta corrigir essa impressão estimulando trocas mais rápidas de posições e passes. Fora dele, a torcida ainda faz questão de cantar “queremos raça” antes de a bola rolar.
É evidente que o Flamengo tem material humano para brigar em igualdade com o River. Também é certo que os argentinos, pela maior fluência do time e pelo mando de campo, terão o favoritismo na partida decisiva. Mas encarar esse jogo como menos importante é um erro no qual o Flamengo não pode incorrer. Times grandes vencem jogos grandes, e esse hábito precisa ser recuperado o quanto antes na Gávea.
Share this content:
Após sofrer uma derrota para o São José na última sexta-feira (27), o FlaBasquete conseguiu…
A nova diretoria do Flamengo, sob a liderança do presidente Luiz Eduardo Baptista, já iniciou…
Wesley destacou-se no Flamengo durante a temporada de 2024, tornando-se um dos alvos de importantes…
O tradicional evento de encerramento do ano, organizado por Zico no Maracanã, conhecido como Jogo…
José Boto chegou ao Rio de Janeiro neste sábado (28) para se apresentar ao Flamengo.…
Nos últimos anos, o Flamengo tem consolidado seu domínio financeiro em comparação às demais equipes…
This website uses cookies.