Por: Guilherme Xavier
Após quase um mês de espera, Flamengo e Barcelona de Guayaquil medirão forças na Copa Libertadores. O jogão desta quarta-feira (22) reúne diversas nuances interessantes, como duas equipes ofensivas e que vem de excelentes campanhas na fase de grupos. Dessa forma, a fim de mostrar um panorama sobre o rival, a reportagem do Coluna do Fla separou uma análise dos comandados de Fabián Bustos.
Vale destacar que, após realizar campanha muito abaixo do esperado na Libertadores 2020, o Barcelona (EQU) se reforçou e contratou um treinador com o perfil do plantel. Desde a chegada de Fabián Bustos, o time de Guayaquil mostrou excelente nível e poder ofensivo, especialmente no Estádio Monumental, casa do ‘El Ídolo’. Tanto que, nesta edição do torneio continental, a equipe equatoriana venceu todos os jogos em seus domínios.
Com isso, a equipe equatoriana promete não dar sossego ao todo poderoso Flamengo, que é apontado como favorito no confronto direto. Mesmo assim, o Barcelona de Guayaquil tem grandes chances de fazer jogo duro, como mostrou na fase de grupos. Ainda que estivesse em um agrupamento complicado, com times de tradição como Boca Juniors e Santos, os comandados de Fabián Bustos passaram em primeiro, com 13 pontos ganhos.
CONFIRA A CAMPANHA DO BARCELONA DE GUAYAQUIL NA LIBERTADORES 2021:
1º colocado no Grupo C
10 jogos (65% de aproveitamento)
5 vitórias
3 empates
2 derrotas
+8 saldo de gols
Com a fórmula e a campanha definidos, só resta embarcar em dois pontos da equipe equatoriana: elenco e estilo de jogo. Sobre o plantel à disposição do técnico Fabián Bustos, não há muito o que explicitar, a não ser as diferenças entre juventude e experiência. Enquanto a defesa é relativamente jovem, atletas como Damián Diaz e Carlos Garcés ditam o ritmo no ataque. O primeiro, em especial, é considerado o termômetro do Barcelona SC.
Inicialmente, Fabián Bustos gosta de armar a equipe no 4-2-3-1, com três meias atacantes prontos para municiar o centroavante Carlos Garcés. No entanto, ao se deparar com ataques poderosos, como o do Flamengo, o treinador adapta o sistema para o 4-4-2, ou até mesmo o 4-4-1-1. A fim de recuperar rapidamente a bola e partir para o ataque, o meio-campo se posiciona no limite da linha defensiva e se fixa rapidamente com laterais rápidos e ofensivos.
Apesar disso, o Barcelona de Guayaquil tem um ‘Calcanhar de Aquiles’: a bola aérea. Esta é uma questão que, geralmente, ataca times extremamente ofensivos, que valorizam a posse de bola e a marcação individual sob pressão. Dessa forma, o Flamengo de Renato Gaúcho pode, e deve, explorar todas as mazelas possíveis da equipe equatoriana. Vale destacar, também, que o Rubro-Negro conta com excelentes cabeceadores, como Rodrigo Caio, Arão e Bruno Henrique.
Tradicional na Libertadores, o Barcelona de Guayaquil tentará chegar na segunda final de sua história. Contudo, em ambas o clube equatoriano terminou com o vice-campeonato. Em 1990, a equipe enfrentou o Olimpia Asunción na decisão e foi derrotado por 3 a 1 no agregado. Ainda na década de 90, mais precisamente em 1998, o ‘El Ídolo’ perdeu mais uma final, dessa vez para o Vasco da Gama, também por 3 a 1.
Contra o Flamengo, o Barcelona tentará fazer história e derrubar mais um gigante sul-americano em 2021. O jogão entre brasileiros e equatorianos acontecerá nesta quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Vale lembrar que, por ter feito melhor campanha na fase de grupos, a equipe de Guayaquil decidirá a vaga na final no Estádio Monumental, uma semana depois, no mesmo horário.
Share this content:
Na noite desta sexta-feira (10), Arrascaeta gerou burburinho nas redes sociais com a sua frase…
O Flamengo continua a se dedicar à formação de seu elenco feminino para a temporada…
Após decidir não renovar o contrato com a Kwai, as mangas da camisa do Flamengo…
Lucas Paquetá continua sendo uma peça fundamental no West Ham (ING) durante esta temporada. Na…
Guilherme está cedido ao Flamengo pelo Cuiabá até dezembro de 2025, porém o jovem atleta…
O Flamengo está próximo de confirmar a aquisição do atacante Juninho, que atualmente defende o…
This website uses cookies.