Sem categoria

Análise: Vitória do Flamengo funciona como síntese do Estadual até aqui

Um Raulino de Oliveira criminosamente vazio viu uma síntese do Campeonato Carioca até aqui. Salvo os minutos que sucederam o gol de Kieza, que fez pairar um mínimo de incerteza sobre a semifinal, o restante do clássico foi um monólogo do Flamengo. Um time que jogou metade da fase de grupos com juniores e reservas, foi acrescentando aos poucos seus principais jogadores e vai à final da Taça Guanabara quase sem ser incomodado, salvo no 0 a 0 com o Vasco. Um roteiro repetido neste sábado: o Botafogo não incomodou, simplesmente porque não tem forças para competir, neste momento, com o rival. Dois clubes em diferentes realidades econômicas e, por consequência, técnicas. Os 3 a 1 levam o Flamengo à decisão com o Boavista, no domingo, como natural favorito.

O Botafogo — que aparentemente promoveu um treinador caseiro sem convicção, perdeu peças importantes, tem pouco dinheiro para repor e apostou que a simples repetição da fórmula que funcionou com Jair Ventura daria os mesmos resultados — agora recomeça 2018. Demitiu Felipe Conceição com menos de um mês de temporada. Impossível dizer, hoje, que nível atingiria seu trabalho. Além de o contexto ser hostil para um iniciante, o tempo impede qualquer conclusão definitiva sobre seu potencial. Ontem, exibiu-se um Botafogo que não dá sinais de reação, de montagem de um time, como se fosse um choque de clubes de portes distintos. Mas é cedo para decretar se o problema é o jovem técnico ou a qualidade do elenco montado.

O Flamengo dá bons sinais. O 4-1-4-1 de Carpegiani privilegia a qualidade técnica, com a tentativa de reunir Éverton Ribeiro, Diego, Lucas Paquetá e Éverton, tendo apenas Cuéllar por trás. Diego e Ribeiro alternam posições pela direita: um mais aberto, outro mais pelo meio. Paquetá e Éverton fazem o mesmo pela esquerda, e o time ganha mobilidade, triangulações e opções de passe pela lateral ou pelo centro. É verdade que, apesar do domínio avassalador, demorou a ter chances claras que não fossem em cruzamentos, a maioria em bolas paradas, como a falta que Diego bateu para Éverton cabecear e abrir o placar. Por vezes, ainda falta atacar mais a área. Mas o volume era tamanho que o gol parecia questão de tempo diante de um Botafogo diminuído, impotente.

PAQUETÁ SE DESTACA

Carpegiani fez duas intervenções que impactaram o Flamengo. Uma, fazer Éverton recompor defensivamente pelo meio, usando sua vitalidade para compensar características de Diego e Éverton Ribeiro, por exemplo. Outra, dar liberdade a Paquetá na hora da armação. Seja atacando como ponta, seja construindo pelo meio. Ele e Cuéllar faziam a bola sair de trás bem jogada, mas são de Paquetá as atuações mais impressionantes deste início de ano. Num segundo tempo em que só o Flamengo jogava, ele participou do gol do estreante Henrique Dourado e duas jogadas que pararam em Jéfferson. O gol, aliás, começou em bom lançamento de Cuellar.

O Flamengo tem questões a resolver, ainda. Joga com uma zaga lenta e um volante de mais técnica do que força. Tenta ocupar o campo rival, defender-se com a posse de bola e pressionar à frente para ser menos incomodado atrás. Mas o estilo exige intensidade, algo que nem todos os meias do time têm. Resta saber como o Flamengo reagirá ao ser mais pressionado atrás.

Quando Renatinho achou Kieza, aproveitando a liberdade à frente da área e a lentidão defensiva do Flamengo — Réver, àquela altura, também sofria com um mal-estar —, o Botafogo achou seu gol e ensaiou uma reação. Fisicamente, o Flamengo sentia. Mas o alvinegro criou pouco e, gradativamente, perdeu a fé em suas possibilidades. Chegou ao fim do jogo exibindo, novamente, traços de um time abatido. Até Vinícius Júnior, com espaço generoso, acertar chute de enorme categoria e fechar o jogo. Na comemoração, resgatou o gesto do “chororô”, irritou alvinegros e viu a semifinal terminar em ofensas e ameaças de agressão.


Seja o primeiro a comentar

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/analise-vitoria-do-flamengo-funciona-como-sintese-do-estadual-ate-aqui-22388719

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Tite esboça escalação do Flamengo com Léo Ortiz e Wesley para jogo contra o Bragantino

O Flamengo enfrentará o Bragantino neste sábado (04) em mais uma partida válida pela quinta…

16 minutos ago

Flamengo possui a terceira pior média de chutes certos por jogo no Brasileirão

O Flamengo concluiu os preparativos para o jogo contra o Red Bull Bragantino, válido pela…

2 horas ago

Lei do ex: Léo Ortiz reencontra Bragantino pela 1ª vez após chegada ao Flamengo

O confronto entre Flamengo e Bragantino, que ocorre neste sábado (04), na quinta rodada do…

12 horas ago

Flamengo vence Fortaleza com apoio da Nação e abre vantagem no NBB

O Flamengo obteve uma vantagem significativa nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB)…

12 horas ago

Flamengo conquista vitória sobre Fortaleza no primeiro jogo das quartas de final do NBB

O Flamengo saiu na frente do Fortaleza nas quartas de final do Novo Basquete Brasil…

13 horas ago

Notícias do Flamengo hoje: possíveis jogadores em campo, ausências e detalhes sobre partida contra Bragantino

Durante a transmissão ao vivo, os apresentadores trouxeram a provável escalação do Flamengo para o…

14 horas ago

This website uses cookies.