A fase de grupos da Copa Libertadores começa esta semana, com sete times brasileiros em ação, de terça a quinta-feira, contra equipes de cinco países: Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru. Apenas o uruguaio Peñarol não teve compromisso nos últimos dias. Os demais entraram em campo por seus campeonatos, sem poupar titulares, mas somente dois venceram suas partidas: o Junior Barranquilla, rival do Flamengo na estreia, e o Tigre, da segunda divisão argentina, que enfrenta o Palmeiras.
Assim como as equipes do Brasil, quase todos os adversários estão em começo de temporada, com exceção dos argentinos Defensa y Justicia, que enfrenta o Santos, e Tigre. O Peñarol, rival do Athletico-PR, é o time com menos partidas oficiais disputadas este ano, apenas duas pelo Apertura do Campeonato Uruguaio, além de quatro amistosos preparatórios.
+ A tabela completa da Libertadores
Confira como foi o último jogo de cada rival dos times brasileiros:
Grupo A
Junior Barranquila x Flamengo, quarta, 21h30
Quarto colocado no Campeonato Colombiano, o Junior Barranquilla ganhou um bom tempo de recuperação para sua estreia na Libertadores, já que abriu a sétima rodada na sexta-feira. Jogando em casa, o próximo adversário do Flamengo venceu o Jaguares de Córdoba por 3 a 2, em um final de jogo emocionante. O Jaguares empatou aos 44 minutos do segundo tempo, mas Didier Moreno fez o gol da vitória do Junior aos 48. O ex-palmeirense Miguel Borja fez um dos gols do Junior na partida.
Grupo B
Tigre x Palmeiras, quarta, 19h15
Quinto colocado no grupo B da segunda divisão da Argentina, o Tigre venceu o Gimnasia Jujuy por 3 a 1 na última sexta-feira, na abertura da 19ª rodada. Com 28 pontos, o rival do Palmeiras está lutando por uma vaga no G-4, para participar dos playoffs de acesso.
Grupo C
Athletico-PR x Peñarol, terça, 21h30
O adversário de estreia do Athletico-PR na Libertadores teve mais de uma semana de preparação para a partida desta terça-feira. O último jogo do Peñarol foi no dia 23 de fevereiro, uma derrota por 2 a 1 para o Defensor Sporting, fora de casa, pela segunda rodada do Torneo Apertura do Campeonato Uruguaio. Dirigido pelo ídolo Diego Forlán, ex-Internacional, o Peñarol disputou apenas dois jogos oficiais este ano. Na primeira rodada, venceu o Cerro.
Grupo D
Binacional x São Paulo, quinta, 21h
Estreante em Libertadores e principal surpresa do torneio este ano, o Binacional, fundado em 2010, empatou neste domingo em 1 a 1 com o Carlos Stein, pela quinta rodada do Apertura. Yorkman Tello fez o gol que garantiu ao Binacional um ponto fora de casa, aos 35 minutos do segundo tempo. O atual campeão peruano está em terceiro lugar na classificação, com dez pontos.
Grupo E
Internacional x Universidad Católica, terça, 19h15
Líder do Campeonato Chileno após seis rodadas, a Universidad Católica empatou na última sexta-feira em 1 a 1 com o Unión La Calera, fora de casa, seu primeiro tropeço na competição. Contratado este ano, o técnico argentino Ariel Holán, ex-Independiente, ainda não perdeu à frente do atual campeão chileno.
América de Cali x Grêmio, terça, 21h30
O América, dirigido pelo brasileiro naturalizado costarriquenho Alexandre Guimarães, arrancou um empate em 1 a 1 no clássico de Cali contra o Deportivo, sábado, pela sétima rodada do Campeonato Colombiano. O gol que evitou a derrota foi marcado pelo meia Carlos Sierra, aos 43 minutos do segundo tempo. Com 11 pontos, o América de Cali é o sexto colocado na competição.
Grupo G
Defensa y Justicia x Santos, terça, 19h15
O rival do Santos teve uma boa atuação no empate em 1 a 1 com o River Plate sábado, no Monumental de Núñez, na penúltima rodada do Argentino. O técnico Hernán Crespo não poupou titulares na partida, e o destaque do time foi a dupla de ataque formada por Pizzine e Lucero. O Defensa y Justicia, que disputa pela primeira vez a Libertadores, é o oitavo na classificação do Argentino.