A medida provisória 984, assinada pelo presidente da Republica, Jair Bolsonaro, no dia 18 de junho, vem dando o que falar. Isso porque, ela altera a dinâmica dos direitos de transmissão do futebol brasileiro, dando aos clubes mandantes a prerrogativa de negociarem seus direitos de exibição com mais ‘liberdade’. Na última terça-feira, o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, informou que o Deputado Pedro Paulo apresentou uma Emenda à MP e antecipou que esta emenda obriga os clubes a formarem uma Liga para negociar os direitos de forma conjunta.
Em entrevista ao Lance!, o parlamentar, que é rubro-negro declarado, esclareceu alguns pontos do que colocou em pauta. Além disso, Pedro Paulo disse que, para ele, seria “fundamental” que o Flamengo assumisse o papel de líder para que a reestruturação do futebol, com a criação desta Liga, seja eficaz e tenha êxito. O parlamentar disse que pelo destaque financeiro, administrativo e esportivo que o Mais Querido tem, seria importante se preocupar “com o todo”.
— Acredito que a liderança do Flamengo nesse projeto (criação da Liga) seja fundamental. Toda a empresa tem que olhar o próprio negócio, mas o mercado também… De gás, petróleo. Não tem jeito. Quem é grande, quem é muito grande tem uma responsabilidade com o todo. Claro, temos que entender os interesses do Flamengo também, não dá para exigir deles abrir mão em relação aos demais. Mas seria uma enorme contribuição que o Flamengo pode dar ao futebol brasileiro. E todos, todos ganhariam -, disse antes de completar:
— Tenho insistido para o presidente (Rodolfo) Landim e vice-presidentes (do clube), e é importante lembrar que sou flamenguista, que o Flamengo deve liderar o processo da criação da Liga. Isso porque, hoje, é o clube que se destaca nos quesitos financeiro, administrativo e esportivo. Se o Flamengo desse esse passo, presidindo no mínimo o primeiro ciclo da Liga e estabelecendo as regras de funcionamento, não precisaria nem de lei -, finalizou.
Apesar da medida provisória ter sido assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão dos clubes que disputam a Série A do Carioca (com exceção do Flamengo), não vê a MP como válida. Isso porque, a emissora já tem contratos assinados com os demais times e acha que o Rubro-Negro, mesmo sem ter vínculo com ela, não tem o direito de ceder seus jogos a terceiros ou de transmitir na FlaTV (canal oficial do clube) mesmo quando for mandante.
As partes, desde que a medida foi assinada, vivem um imbróglio. A Rede Globo, inclusive, acionou o Flamengo judicialmente e ameaçou rescindir os contratos com todos os clubes os quais ela tem vínculo formalizado. O que causaria um prejuízo milionário para cada um deles e também para a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
Share this content:
Na noite desta sexta-feira (10), Arrascaeta gerou burburinho nas redes sociais com a sua frase…
O Flamengo continua a se dedicar à formação de seu elenco feminino para a temporada…
Após decidir não renovar o contrato com a Kwai, as mangas da camisa do Flamengo…
Lucas Paquetá continua sendo uma peça fundamental no West Ham (ING) durante esta temporada. Na…
Guilherme está cedido ao Flamengo pelo Cuiabá até dezembro de 2025, porém o jovem atleta…
O Flamengo está próximo de confirmar a aquisição do atacante Juninho, que atualmente defende o…
This website uses cookies.