O atleta do Boston Celtics, uma equipe da NBA (Liga de Basquete dos Estados Unidos), Jaylen Brown realizou uma coletiva de imprensa na qual teceu elogios a Vini Jr. Para o atual campeão da liga americana, o ex-jogador do Flamengo combate o racismo com ‘classe’.
— Alguém que admiro? Um bom amigo meu é o Vini Jr. Ele não fala inglês com fluência, mas neste verão eu pude visitar o Brasil para vivenciar sua cultura e compreender como é ser ele. Ele joga em Madrid e enfrenta muitos dos mesmos problemas relacionados ao racismo que ocorrem nos Estados Unidos. Vindo do Brasil, ele não apenas representa seu país, mas também a América do Sul, e acredito que ele faz isso com classe -, afirmou.
É importante ressaltar que Vini Jr. enfrenta racismo de maneira constante em partidas do Real Madrid (ESP) na Espanha. O incidente mais recente ocorreu em um confronto contra o Atlético de Madrid (ESP), durante o jogo de volta das oitavas de final da Champions League. Naquela ocasião, alguns torcedores do time madrilenho entoaram cânticos preconceituosos direcionados ao atleta.
Vini Jr. também foi alvo de racismo por parte de três torcedores em uma partida contra o Valencia (ESP), na temporada 2022/2023, pelo Campeonato Espanhol. Nesse jogo, o atleta teve uma discussão com os infratores e solicitou a retirada dos mesmos, mas o árbitro não tomou nenhuma medida na ocasião. O jogador, inclusive, recebeu um cartão amarelo.
No entanto, o jogador não se deixou abalar pelos insultos e se reuniu com o Real Madrid (ESP) e a La Liga para solicitar punições aos infratores. Após mais de um ano desde os acontecimentos, os torcedores foram condenados a oito meses de prisão e, consequentemente, banidos por dois anos dos estádios de futebol na Espanha.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: