O futebol brasileiro contou com quatro representantes na primeira edição do novo Mundial de Clubes da FIFA. A participação do Brasil, por sua vez, foi encerrada nesta terça-feira (08), com a eliminação do Fluminense diante do Chelsea (ING), que venceu por 2 a 0 na semifinal.
Campeão mundial pela Seleção Brasileira, Zinho expressou sua insatisfação ao afirmar: ‘Fico um pouquinho frustrado. Tirando o Flamengo, que caiu para o Bayern (ALE). Mas, mesmo assim, pela maneira que saiu, eu tenho as minhas ressalvas.’ O Bayern, que integra o grupo dos principais clubes europeus, junto ao Manchester City (ING), Real Madrid (ESP) e PSG (FRA), foi considerado por Zinho como um dos quatro favoritos. Ele comentou: ‘O Flamengo caiu para um dos favoritos, mas proporcionando situações no jogo que fizeram o poderio do Bayern aparecer e ganhar.’
‘Eu fico um pouquinho com essa frustração de que dava para encarar melhor. Teve também o lance do pênalti, que pra mim foi pênalti para o Fluminense. Todos os elogios ao Fluminense, mas o Fluminense não repetiu a atuação que teve contra Borussia Dortmund (ALE) e Inter de Milão (ITA),’ concluiu Zinho durante um programa da ‘ESPN’.
O Flamengo finalizou a fase de grupos do Mundial de Clubes na liderança do Grupo D. Assim, classificado para as oitavas de final, o time de Filipe Luís enfrentou o Bayern de Munique, mas acabou sendo derrotado por 4 a 2, o que resultou em sua eliminação do torneio. Outro clube que não avançou foi o Botafogo, que, apesar de ter terminado na segunda posição do Grupo A, foi superado pelo Palmeiras na prorrogação, por 1 a 0.
Por falar em Palmeiras, o time concluiu a primeira fase na liderança do Grupo B. Nas oitavas de final, venceu o Botafogo, mas se despediu do Mundial nas quartas, ao perder para o Chelsea por 2 a 1. O Fluminense, por sua vez, foi o clube brasileiro que alcançou a melhor campanha no torneio, terminando em segundo lugar no Grupo F e avançando às semifinais após triunfar sobre Inter de Milão e Al-Hilal (SAU), mas também foi eliminado pela equipe inglesa, com um placar de 2 a 0.
Publicado em colunadofla.com