Nesta primeira fase, o 11º (Tigres), 12º (Portuguesa), 13º (Cabofriense) e 14º (Bonsucesso) colocados da competição em 2016, além de Nova Iguaçu e Campos, que subiram da Segunda Divisão estadual, compõem um hexagonal. Duas delas avançam para a fase principal, e as outras quatro disputam quadrangular contra o rebaixamento.

Já a partir do dia 28 de janeiro começa a fase principal da competição, com o Grupo A (Botafogo, Flamengo, Boavista, Madureira, Macaé e classificado em 2º lugar na fase preliminar) e o Grupo B (Fluminense, Vasco, Volta Redonda, Bangu, Resende e classificado em 1º lugar na fase preliminar). 

Como de costume, serão dois turnos, Taça Guanabara e Taça Rio, com semifinais e finais em jogos únicos, mas com novo modelo de classificação. Aí é que mora a diferença: os campeões de cada um, que antigamente avançavam direto para a final do Estadual, agora garantem vaga para as semifinais da competição. Os outros dois semifinalistas serão as equipes melhores colocadas na classificação geral além das campeãs dos turnos – as semifinais e finais de turno não contam pontos para esta classificação. Caso um time vença os dois turnos, os três melhores classificados completam a disputa por vagas na grande decisão.