Escola fará uma releitura do samba de 1995, que celebrou o centenário do Rubro-Negro
Por: Paula Mattos
No carnaval de 1995, a Estácio de Sá homenageou o Flamengo e sua história centenária na Marquês de Sapucaí. Vinte e sete anos depois, nesta quinta-feira (21), a escola de samba irá fazer uma releitura no enredo e, mais uma vez, levar o Maior do Mundo para a avenida.
Com samba idêntico ao de 1995, a Estácio de Sá mudou apenas duas estrofes na parte final da letra. No original, a escola cantou: “Parabéns pra essa galera, 100 anos de primavera”. Neste 21 de abril de 2022, a parte foi adaptada para: “Parabéns dessa galera, campeã na nova era”.
O enredo da Estácio de Sá é “Papagaio vintém. #Vestirubronegro não tem pra ninguém”, e será contado na Marquês de Sapucaí pelos carnavalescos Mauro Leite e Wagner Gonçalves, que tem a missão de passar a emoção da torcida nos estádios para o Sambódromo. O intérprete Serginho do Porto dará vida ao samba, e a bateria, comandada pelo mestre Chuvisto, terá a rainha Jaqueline Maia à frente dos ritmistas.
Com apresentação adaptada, a Estácio de Sá voltará a homenagear a história do Flamengo. O enredo será divido em cinco partes, todas em alusão aos momentos do futebol: “Pré jogo, Apita o Árrrbitro, SHOW DO INTERVALO, Rola a bola pro 2º Tempo e Errrrrrgue o braço (E a taça!)”.
Uma curiosidade que vale a pena destacar é o nome de dois modelos que foram comercializados para o desfile de logo mais. A ala “A Conquista de Montevidéu” e a ala “A Conquista da África”. A Estácio de Sá será a terceira a desfilar pelo ‘Grupo Ouro’, e a apresentação está prevista para as 22h30 (de Brasília).
VEJA A LETRA DO SAMBA:
O CÉU RASGOU
NA NOITE QUE RELUZIA
UM SHOW DE ESTRELAS
BRILHOU NOS OLHOS DE UM NOVO DIA, A POESIA
A POESIA ENFEITADA DE LUAR
ENCANTOU ESTÁCIO, Ó PAIXÃO
PAIXÃO QUE ARDE SEM PARAR.
É MENGO TENGO
NO MEU QUENGO É SÓ FLAMENGO
UH! TERERÊ
SOU FLAMENGO ATÉ MORRER.
SEIS JOVENS REMADORES
FUNDAM O CLUBE DE REGATAS
CAMPEÃO O SEU DESTINO (Ô)
É GANHAR EM TERRA E MAR
FAZENDO SOL
PODE QUEIMAR, PODE CHOVER
VOU VER FLA- FLU
FLA – VAS VOU VER
DIAMANTE NEGRO, FIO MARAVILHA
DOMINGOS DA GUIA, ZIZINHO, PAVÃO
GAZELA NEGRA
CORRE O TEMPO NO OLHAR
SERÁ QUE VOCÊ LEMBRA
COMO EU LEMBRO O MUNDIAL
QUE O ZICO FOI BUSCAR
SÓ AMOR
NA ALEGRIA E NA DOR (ÔÔ ÔÔ)
PARABÉNS DESSA GALERA
CAMPEÃ NA NOVA ERA
COBRA-CORAL
PAPAGAIO VINTÉM
VESTI RUBRO-NEGRO
NÃO TEM PRA NINGUÉM
Share this content: