O Mundial de Clubes de 2025 está tomando forma e o Flamengo já tem presença confirmada. No último sábado (25), a 28ª vaga do torneio foi preenchida com a vitória do Al Ain (EAU) na Champions League Asiática. O time, que eliminou o Al Hilal (SAU) de Jorge Jesus nas semifinais, agora se junta a outros três clubes para a competição intercontinental, que será realizada nos Estados Unidos no próximo ano.
O Al Ain, sob o comando de Hernán Crespo, ex-técnico do São Paulo, conquistou o título ao vencer por 5 a 1 o Yokohama F Marino, do Japão, após perder o jogo de ida por 2 a 1. Além de eliminar a equipe de Jorge Jesus, o clube dos Emirados Árabes também superou o Al Nassr (SAU), de Cristiano Ronaldo, durante sua jornada rumo ao título.
Com isso, restam apenas quatro vagas a serem preenchidas para completar os 32 times que disputarão o Mundial de 2025. Dois desses lugares serão destinados a equipes da América do Sul: um para o campeão da Libertadores de 2024 e outro para um time via ranking. Caso Flamengo, Fluminense, Palmeiras ou River Plate (ARG) vençam a Libertadores, um outro clube se classificará através da pontuação da Conmebol.
Além dessas vagas, há mais duas a serem definidas. Uma delas é para o país-sede, os Estados Unidos. A MLS, responsável pela organização do torneio local, ainda não anunciou o representante, mas tudo indica que será o campeão de 2024. Por fim, há mais uma vaga destinada ao vencedor da Concachampions, que engloba as equipes da América Central e do Norte.
O Mundial de 2025, uma nova competição da FIFA, seguirá o mesmo formato da Copa do Mundo de seleções, com 32 equipes divididas em oito grupos de quatro. Os dois melhores de cada grupo avançarão para as oitavas de final, que serão disputadas em jogo único. O torneio está marcado para ocorrer entre os dias 15 de junho e 13 de julho.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: