A partir de 2024, o critério considerado será o desempenho das equipes nas competições estaduais
O elenco do Flamengo teve nesta terça-feira (27), o segundo dia de treinamento de pré-temporada. Após ano de sucesso, o Mais Querido, agora, visa os desafios de 2023. No entanto, uma mudança de regulamento em uma das competições onde o Rubro-Negro figura pode traçar novos caminhos para o time em busca de mais um título futuramente. Se trata do anuncio feito pela Confederação Brasileira de Futebol dizendo que haverá alterações para distribuição de vagas para a Copa do Brasil de 2024.
A nova medida adotada pela entidade anula a distribuição de vagas feitas anteriormente, que consistia em contemplar clubes de acordo com a posição no ranking nacional de times. Agora, as equipes terão classificação por meio das competições estaduais. Sendo assim, 80 das 92 vagas disponíveis estarão partilhadas para os torneios regionais.
As vagas, em questão, serão distribuídas de acordo com a colocação da federação. Sendo assim, Rio de Janeiro e São Paulo terão direito a seis vagas, através dos campeonatos regionais; em seguida, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, com cinco; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, com três cada e outros estados finalizam a lista dos contemplados, com duas equipes.
Os 12 espaços restantes serão preenchidos por times classificados para a Libertadores de 2024, campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Brasileirão Série B 2023, e caso seja necessário completar as vagas, clubes vindos do Campeonato Brasilieiro Série A, de acordo com a classificação final. Estas equipes terão direito a entrar já na terceira fase da Copa do Brasil.
Antes de mudar as regras em 2024, o Flamengo vai em busca do pentacampeonato no próximo ano. Sendo assim, o elenco do Rubro-Negro retornou as atividades na última segunda-feira (26). O clube, agora, aguarda a chegada do novo treinador Vítor Pereira, que só deve se juntar ao jogadores no dia 02 de janeiro. O próximo desafio do Mengão será o Audax, pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã.
Share this content: