O Flamengo e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltaram a bater de frente neste início de semana. Depois de costurar um acordo com o órgão para adiar a apresentação de Reinier à Seleção Sub-17 que disputará o Mundial da categoria, o Rubro-Negro negou a liberação do meio-campista, que segue integrado ao grupo e nos planos do técnico português Jorge Jesus.
Após a negativa do clube carioca, a CBF agiu rápido e convocou às pressasPedro Lucas, do Grêmio, para integrar a delegação do técnicoGuilherme Dalla Déa. Já nesta terça-feira (15), o ex-jogador Branco,coordenador da base da instituição, bateu o martelo e confirmou a desconvocação de Reinier do torneio, lembrando o acordo que havia sido fechado. A mesma situação valeu para Talles Magno, liberado pelo rival Vasco.
“Um dia antes do prazo final, a gente já enviou a lista dos 21 jogadores que farão parte da delegação do Brasil. Comunicamos hoje à Fifa oficialmente. O Pedro Lucas foi convocado no lugar do Reinier. O motivo foi o não cumprimento de um acordo de cavalheiros que a gente tinha feito, da CBF com o clube, teria que voltar no dia 14, como não se apresentou, a gente tomou a decisão de convocar o Pedro, que já fazia parte da nossa seleção, inclusive fez parte do torneio na Inglaterra”, revelou Branco em comunicado na Granja Comary, conforme publicou o site Globoesporte.com.
A confirmação de que Reinier está desconvocado do Mundial Sub-17, no entanto, não confirma sua participação nos próximos jogos do Flamengo. Ontem (14), a diretoria do clube carioca entrou com umaMedida Inominada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para garantir o direito de escalar o meio-campista durante o período do torneio de base.Um dos principais argumentos é de que este não se trata deum torneio “data Fifa”, o que não obriga os clubes a liberarem atletas.Presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, oficiou a CBF na noite de segunda-feira, dando um prazo de 24h para manifestação da entidade, segundo informou o site Lance!.
Na ação assinada pelo advogado Michel Asseff Filho, o Flamengo busca “o direito de escalar o atleta Reinier nas partidas a serem realizadas no período de 16/10/2019 a 10/11/2019 (fora de data FIFA e qualquer competição nominalmente indicada)”. Apesar da convocação do garoto do Grêmio, o flamenguista segue constando no sistema “Gestão Web”. O Rubro-Negro quer ter a garantia de que não sofrerá nenhum tipoinfração disciplinar pela escalação do jogador.
vendo a situação do Reinier nesse mundial sub-17, consigo imaginar o quão frustrante é pra ele ficar nesse cabo de guerra entre CBF e Flamengo… o que custa a entidade entender o momento do time e liberar ele nesses dois jogos?
— bia (@_lisastan) 15 de outubro de 2019
Série de desfalques
Em um ofício enviado à CBF, o Flamengo ressaltou a importância de Reinier em meio aos muitos desfalques. O clube não poderá contar com os lesionadosDiego, Lincoln, Berrío, Arrascaeta, Rafinha e Filipe Luís, além deBruno Henrique e Everton Ribeiro, contra o Fortaleza, quarta-feira (16). O documento ainda lembra as convocações deRodrigo Caio e Gabriel Barbosa, chamados por Tite e que foram baixas diante deAtlético-MG e Athletico-PR.
Share this content: