A tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul gerou uma grande incerteza em relação ao futuro do futebol brasileiro. Surge a dúvida se somente os times gaúchos devem interromper as partidas ou se todas as equipes devem seguir o mesmo rumo. No último sábado (11), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitou uma resposta imediata dos clubes, exigindo que cada um se posicione sobre a situação.
No ofício enviado pela CBF, é mencionado: ‘Assim, considerando que a CBF é a entidade organizadora de diversos outros campeonatos, encaminhamos o presente ofício para os clubes filiados às Federações Estaduais e ao DF, para que se posicionem, de forma expressa e em caráter de urgência, sobre a paralisação recomendada pelo Ministro do Esporte’.
Na convocação da Copa América, realizada na sexta-feira (10), o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, fez uma declaração que contrasta com o ofício emitido pela entidade no dia seguinte. Ele afirmou que a confederação não detém um ‘poder supremo’ e que espera a manifestação dos clubes a respeito da situação.
Ednaldo Rodrigues disse: ‘Toda decisão com relação a uma competição — começar, ter, suspender, prorrogar, adiar —, a CBF vai discutir de maneira conjunta com os clubes. O poder da CBF não é um poder supremo e absoluto. É um poder limitado. A gente respeita muito todos os segmentos do Governo, porém toda a construção do futebol brasileiro está num Conselho Técnico de clubes, isso envolve todas as competições. Tem que reunir o Conselho Técnico’.
Atualmente, os jogos dos times gaúchos foram interrompidos por um período de 20 dias. Dessa forma, Grêmio, Internacional e Juventude não entrarão em campo até o final do mês de maio. O confronto entre Flamengo e o time de Renato Gaúcho, agendado para 25 ou 26/05, ainda não tem data definida. Muitas cidades do Rio Grande do Sul ainda estão sofrendo com inundações e a volta à normalidade no estado parece distante.
Para auxiliar as vítimas das enchentes, o Flamengo disponibilizará locais para recebimento de doações neste sábado (11), das 13h às 16h, no Maracanã, antes da partida contra o Corinthians. Os pontos de coleta serão nos portões 1, 9 e 3A, localizados respectivamente na Avenida Rei Pelé, Rua Eurico Rabelo e Rua Mata Machado.
Além disso, durante o jogo feminino contra o Fluminense, que ocorrerá na segunda-feira (13) no Luso-Brasileiro, o Flamengo incentivará a doação de três litros de água. O time estampará um pix, no local destinado ao patrocinador master, para arrecadar fundos em prol das vítimas.
O ofício recebido pela CBF em 10/05/2024, enviado pelo Ministro do Esporte, André Luiz Carvalho Ribeiro, sugerindo a paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol na temporada de 2024, foi encaminhado aos clubes filiados às Federações Estaduais e ao DF para manifestação urgente sobre a recomendação de paralisação.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: