CBF confirma regras do Brasileirão 2024 com pausas na Data FIFA e mudanças no VAR

O Campeonato Brasileiro de 2024 trará algumas alterações significativas. Uma das mudanças mais importantes diz respeito ao uso do árbitro de vídeo, conhecido como VAR. Além disso, pela segunda vez na história, não ocorrerão rodadas simultâneas aos jogos de Data FIFA, com exceção da Copa América. Outra novidade é a modificação no nome do troféu concedido ao artilheiro da competição. Veja os detalhes abaixo.

A partir do Brasileirão 2024, os árbitros serão obrigados a explicar ao público as razões por trás das decisões tomadas com o auxílio do VAR durante as partidas. Para tanto, os juízes estarão equipados com microfones conectados a um sistema de som no estádio. A proposta foi aprovada pela FIFA e será implementada pela Comissão de Arbitragem da CBF.

Assim como ocorreu no ano anterior, novamente não haverá jogos do Campeonato Brasileiro nos dias reservados para as partidas das seleções nacionais, durante as datas FIFA. Além disso, o intervalo mínimo de 48 horas entre o término do período de jogos das seleções e as partidas do Brasileirão será mantido, exceto durante a realização da Copa América.

Com isso, o Flamengo deverá enfrentar pelo menos cinco desfalques em até nove rodadas do Campeonato Brasileiro. Isso porque jogadores como Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela estão confirmados na seleção uruguaia, enquanto Erick Pulgar é peça fundamental no time chileno. Ainda existe a possibilidade de outros jogadores do Flamengo serem convocados pela seleção brasileira, como no caso de Ayrton Lucas, chamado recentemente por Dorival Júnior.

Em 2024, o artilheiro do campeonato receberá um troféu especial, em homenagem a Roberto Dinamite, ídolo do Vasco da Gama que faleceu em janeiro de 2023. O ex-atacante é o maior goleador da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols registrados.

O Brasileirão terá seu início na segunda semana de abril, com a primeira rodada marcada para os dias 13 e 14 do mesmo mês. Já a rodada final está agendada para o dia 8 de dezembro. O Flamengo fará sua estreia fora de casa, contra o Atlético-GO, com a data ainda a ser confirmada pela CBF.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: