CBF critica punição branda a torcedores que praticaram racismo contra Vini Jr

Três aficionados do Valencia (ESP) foram sentenciados a oito meses de detenção devido ao crime de racismo cometido contra Vini Jr, do Real Madrid (ESP). Nesta segunda-feira (10), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestou sobre o incidente. Mesmo tendo apreciado a ação da Justiça Espanhola, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, considera a punição branda.

Em uma publicação no site da CBF, Ednaldo Rodrigues afirmou: ‘A decisão é um começo, um caminho, e mostra a importância da pressão da sociedade para que as autoridades realmente se envolvam nesta luta contra o racismo. Foi uma punição que eu interpreto ainda como branda, mas os passos estão sendo dados de degrau em degrau.’

‘O racismo não irá desaparecer da noite para o dia. Uma decisão deste porte nos fortalece para continuar na batalha. Os racistas precisam no mínimo temer a partir de agora cometer um crime terrível como este. A CBF foi a primeira entidade nacional a incluir punições desportivas por racismo e não iremos parar. Somente aqueles que sofreram com o racismo conhecem a extensão da dor’, acrescentou o presidente.

Pela primeira vez na história dos tribunais criminais espanhóis houve uma condenação por atos racistas. Além disso, os torcedores estão proibidos de frequentar estádios de futebol nos próximos dois anos. Os incidentes contra Vini Jr ocorreram em maio de 2023, no Estádio Mestalla, lar do Valencia.

‘Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas jogar futebol. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim’, escreveu Vini Jr.

‘É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí…’, concluiu o atacante formado pelo Flamengo.

Na quarta-feira (12), Vini Jr entrará em campo com a Seleção Brasileira, que enfrentará os Estados Unidos, às 20h (horário de Brasília). No último sábado (08), quando o time de Dorival Júnior venceu o México com reservas, o jogador do Flamengo entrou no segundo tempo e teve participação crucial, ao dar assistência para Endrick marcar o último gol do jogo, que terminou 3 a 2.

Vini Jr também foi convocado para a Copa América, que terá início no dia 20 de junho. Na competição, o atacante poderá enfrentar jogadores do Flamengo, como o chileno Erick Pulgar e os uruguaios Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: