Após a vitória do Flamengo sobre o Bahia, Tite criticou o calendário do Brasileirão. Em seu discurso, o técnico rubro-negro mencionou diretamente o diretor de competições da CBF, Julio Avellar. Na noite de sexta-feira (21), a entidade máxima do futebol brasileiro emitiu um comunicado em resposta às duras declarações de Tite. Além disso, a Confederação se referiu ao treinador como “”
“Nesse contexto, lamentamos a manifestação inadequada, agressiva e ofensiva do técnico Tite em relação à CBF e ao diretor Julio Avellar. A declaração de Tite é contraditória, pois, em fevereiro de 2024, ao ser questionado sobre a convocação de jogadores do Flamengo para a Copa América, ele afirmou o seguinte:”
“Me permitam a inconfidência. Quando o Juan falou que estava saindo, ele disse: ‘Vou estar com alguns de vocês’. Eu disse: ‘Leva todo mundo’. E falei sinceramente, isso é reconhecimento profissional. O Flamengo nos fornece condições para ter reposições, há jovens surgindo, contratações. É a dinâmica do jogo”, trecho da nota da CBF.
Na coletiva de imprensa após a vitória sobre o Bahia, Tite fez questão de reclamar do calendário. Após jogar no sintético do Athletico-PR no domingo (15), o Flamengo enfrentou o Bahia e terá o clássico contra o Fluminense no próximo fim de semana. Ou seja, três jogos em oito dias.
“Eu quero falar diretamente com o Julio Avellar, responsável pelo calendário, para cuidar adequadamente de suas responsabilidades e da organização do tempo de descanso das equipes. Existem atletas, pessoas, seres humanos que, em breve, com menos de 72 horas de descanso, vão se ‘estourar’. Lesões vão ocorrer. Joelhos, tornozelos vão ‘estourar’. Prejudica a todos. Prejudica a campanha e o atleta individualmente. Cuidado. Faça as coisas corretamente”, declarou Tite em coletiva na quinta-feira (20).
Outro ponto que incomodou a comissão técnica do Flamengo foi o fato de o Fluminense ter um dia a mais de descanso em preparação para o clássico. Enquanto o time de Fernando Diniz enfrentou o Cruzeiro na quarta (19), o Mengão jogou contra o Bahia na quinta (20).
Apesar da boa relação entre Tite e a CBF, que dirigiu a Seleção Brasileira de 2016 a 2022, ambos os lados trocaram críticas devido ao calendário do Brasileirão. O presidente do Atlético-GO também se manifestou, dizendo que o Flamengo não tem motivos para reclamar.
“Como é amplamente conhecido, o calendário do futebol brasileiro é extremamente complexo. Os 365 dias do ano são divididos entre férias, pré-temporada, datas FIFA, competições CONMEBOL, competições nacionais e estaduais, entre outros.”
“Apesar das dificuldades em acomodar as datas dos jogos dos diversos campeonatos disputados pelos clubes brasileiros, a CBF sempre se preocupou com a integridade física dos atletas participantes de suas competições. Estabeleceu um intervalo mínimo de 66 horas entre o término de uma partida e o início da seguinte, conforme o art. 27 do Regulamento Geral das Competições da CBF/2024, mantendo o equilíbrio técnico das competições e evitando que uma equipe jogue 3 partidas seguidas como mandante ou visitante.”
“Jogar quinta e domingo, assim como quarta e sábado, é algo comum e necessário no futebol brasileiro e internacional. No caso do Flamengo, as partidas foram marcadas no Maracanã, seu estádio, sem demandar deslocamentos. Ao contrário do que insinuou Tite, a CBF e o Diretor Julio Avellar são rigorosos na construção da tabela, visando preservar os atletas e garantir a equidade esportiva.”
“Atendendo a um pedido da Federação Gaúcha e seus filiados, a CBF adiou os jogos no Rio Grande do Sul e dos clubes gaúchos como visitantes. Posteriormente, após solicitação de 16 clubes, a CBF suspendeu as rodadas 7 e 8 do Brasileirão Betano.”
“Em decorrência disso, duas datas do calendário de 2024 foram ‘perdidas’, levando a uma readequação da tabela discutida no Conselho Técnico Extraordinário da Série A em 27 de maio de 2024. Todos os clubes aprovaram a proposta de ajuste do calendário e elogiaram a solução encontrada, reconhecendo o trabalho de Julio Avellar à frente das competições da CBF.”
“Lamentamos a manifestação inadequada, agressiva e ofensiva de Tite em relação à CBF e a Julio Avellar. A declaração de Tite foi contraditória, já que em fevereiro de 2024, ao falar sobre a convocação de jogadores do Flamengo para a Copa América, ele disse:”
“Me permitam revelar algo. Quando Juan disse que estava saindo, ele afirmou: ‘Vou estar com alguns de vocês’. Eu disse: ‘Leva todo mundo’. Isso é reconhecimento profissional. O Flamengo nos proporciona peças de reposição, jovens talentos surgindo, contratações. É parte do jogo.”
“Por último, vale ressaltar que, no Brasileirão Série A, os contratos de transmissão são firmados entre a detentora e os clubes participantes, sendo ela responsável por escolher os jogos de acordo com sua grade e avaliação comercial, o que influencia na construção e alterações da tabela da competição.”
Publicado em colunadofla.com
Share this content: