CBF divulga áudio do VAR em lance de não marcação de pênalti em Pulgar contra o Atlético-MG: Tudo limpo

A conquista do Flamengo sobre o Atlético-MG na última quarta-feira (03) foi de 4 a 2, porém poderia ter sido mais expressiva. Isso se deve ao fato de que a arbitragem teve destaque e gerou controvérsias em pelo menos dois momentos nos quais o Fla saiu prejudicado. Nesta quinta (04), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a análise do VAR com o árbitro Ramon Abatti Abel.

O lance em questão foi a não marcação do pênalti cometido sobre o volante Erick Pulgar, aos 41 minutos do segundo tempo. No diálogo, o juiz Ramon Abatti Abel argumenta que ambos os jogadores em disputa ‘escorregam’. Em seguida, o VAR concorda com a decisão do árbitro de campo.

Antes mesmo de Erick Pulgar ser alvo do pênalti não assinalado, o árbitro Ramon Abatti Abel havia assinalado penalidade de Allan por falta em Eduardo Vargas. Após revisão do VAR, o juiz de campo alterou sua decisão e marcou a infração.

É importante destacar que, inicialmente, uma jogada envolvendo Pedro, aos 24 minutos do segundo tempo, também gerou discussão. O camisa 9 realizou um belo drible em Mariano e foi alvo de uma falta dupla. Por cima, o lateral utilizou o braço. Por baixo, acertou um joelho no atacante rubro-negro.

Logo após a partida, Luiz Carlos Azevedo Gonçalves Júnior, gerente de futebol do Flamengo, criticou a atuação do VAR. Em declaração antes da coletiva de imprensa, o dirigente enfatizou a interferência da arbitragem no confronto com o Atlético-MG.

“Hoje tivemos uma vitória incrível contra um grande adversário, venho aqui para compreender o critério do VAR. A comissão de arbitragem tem sido receptiva à nossa diretoria, temos tido diálogo, mas mais uma vez nossa equipe foi prejudicada. Na nossa visão, não foi pênalti de Allan. Nosso jogador tocou primeiro na bola. Em seguida, houve contato com o adversário.

O árbitro de campo não marcou e o VAR solicitou a marcação do pênalti. Quero entender o critério do VAR para não marcar a falta sobre Erick. Não houve contato do adversário com a bola. Nosso jogador foi derrubado, caiu e o VAR não interveio. Um jogo intenso e significativo. Mais uma vez não compreendemos o critério. Estamos aqui após uma vitória. Se falarmos após uma derrota, dirão que é desculpa. O Flamengo se sente prejudicado e busca entender o critério do VAR”.

Apesar das polêmicas com a arbitragem e o VAR, o Flamengo superou o Atlético-MG e saiu vitorioso por 4 a 2. Com esse triunfo, o Mais Querido manteve a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, somando 30 pontos em 42 possíveis até o momento.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: